segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O FRACASSO PROFISSIONAL

Aqueles homens eram experientes, calejados na profissão de pescadores. Tinham suficientes conhecimentos práticos para saberem qual o melhor tempo, melhor embarcação, melhor isca, equipamento adequado, etc. Enfim, tudo que dependia da parte humana, certamente, não lhes faltava. Havia os recursos materiais necessários e indispensáveis para atingirem seus objetivos: Muitos peixes. Porém, o texto diz que nada, absolutamente nada, apanharam. Tudo havia sido rigorosamente preparado. Tudo, menos o essencial. Foi semelhante o que aconteceu com Marta, irmã de Lázaro e Maria. Quando se achava afoita e ansiosa para apresentar o melhor PARA Jesus, tudo que a sua capacitação doméstica lhe permitia fazer, Ele lhe corrigiu dizendo: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só...” ([1]).

Os discípulos de Jesus tinham tudo que a capacidade profissional lhes permitia fazer, mas faltava-lhes o mais necessário: faltava Jesus em seus planos e realizações. Algumas vezes nos envolvemos com muitas coisas, empreendendo muitas conquistas e realizações pessoais. Porém, ainda assim sentimos que algo está errado, alguma coisa não vai bem. Estamos devidamente equipados para agir conforme os padrões sociais vigentes, trabalhando com honestidade e dedicação. Apesar disso, o fracasso persiste. Então uma pergunta surge inquietante: em que tenho falhado? O que está errado na minha vida?

Pedro estava voltando às suas atividades seculares, antes renunciadas, conforme Marcos, 1:16-20. Jesus o encontra, negligente outra vez, e o reconvoca para deixar os embaraços da vida. Na verdade, todos nós precisamos trabalhar para sobreviver. Mas, o que o texto nos faz pensar é na questão das nossas prioridades. O que mais nos importa? Amamos ao Senhor Jesus mais do que aos outros? Para apascentar as ovelhas do Senhor Jesus, precisamos abrir mão dos nossos interesses particulares e priorizarmos o crescimento e o bem estar do Reino aqui na Terra. Como escreveu o apóstolo que se identificou com os gentios: “...Porque não busco o que é vosso, mas sim a vós... Eu de muito boa vontade gastarei, e me gastarei pela vossas almas...” ([2]).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

[1] Lc 10.42-42
[2] 2 Co 12.14-15

Nenhum comentário: