quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O CRISTIANISMO VERDADEIRO

Texto: Mc 2:23-28 e Mc 3:1-6I -


A religião sem o Espírito de Cristo pode transformar as pessoas em idólatras.Os religiosos do tempo de Jesus idolatravam as formas religiosas, as aparências.Da mesma maneira quem idolatra uma estátua vai ficando a semelhança do ídolo.

Veja o salmo 115: 2-8

2 Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?

3 No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.

4 Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.

7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.

8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.Quem confia num Deus diferente do Deus verdadeiro, Pai de Jesus – fica espiritualmente como uma estátua. Não tem sensibilidade espiritual:

5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.O sábado tinha virado um objeto de idolatria.Sábado:O sétimo dia da semana começava ao pôr do sol de sexta-feira e terminava ao pôr do sol, no sábado.

O sábado foi feito como um dia de descanso para que o homem não se tornasse uma máquina, que iria pifar se não tirasse um tempo para parar. O sábado foi feito para o bem do homem, mas os religiosos começaram a carregar o dia de sábado com um monte de prescrições, que nada tinha a ver com o que Moisés tinha ordenado. Dewey M. Mulholland afirma que:As duas declarações de Jesus : "O sábado foi feito para o homem" e "O Filho do Homem é senhor do sábado", significam que:

1. O sábado foi criado para o benefício das pessoas. Essa é a intenção de Deus ao criá-lo;

2. As pessoas são servidas e abençoadas no sábado; não escravizadas por ele;

3. A reivindicação de Jesus como senhor do sábado é uma reivin¬dicação à deidade, pois como todo Israel sabia, Deus criou o sábado;

4. Jesus, o Filho do Homem, é senhor sobre a Humanidade e sobre o sábado. O sábado deve servir às pessoas, que, por sua vez, devem servir a Deus.Jesus para reafirmar isso contou uma história de Davi (que era o ídolo deles) quando Davi fugiu de Saul , ele pediu algo para o sacerdote abiatar para comer e só tinha o pão da proposição, que só sacerdote poderia comer. Mas ele pegou e deu aos seus homens.

A gente aprende que em caso de necessidade, o amor é o cumprimento da lei. Abiatar poderia ter negado o pão e ter dito, de maneira nenhuma isso é para Deus, mas davi iria ficar com fome. Ninguém pensou em condenar Davi. E estava alí quem era maior do que Davi: Jesus o Senhor dos Senhores é Senhor do Sábado.

Os religiosos estavam se queixando que os seus discípulos estavam arrancando, ou seja colhendo e esfregando as espigas.Mateus 12 nos mostra uma resposta de Jesus de maneira que nos dá para entender melhor:

5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:

6 aqui está quem é maior que o templo.

7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.

8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.Os religiosos idolatravam a religião, os holocaustos, os sábados – a forma religiosa . mas não tinha valores do Espírito e Jesus diz: Misericórdia quero e não holocaustos.

Um recado para nós que tipo de pessoas estamos nos tornando:- O religioso idolatra as formas aparentes, mas ele não tem o poder de Deus em si.Para eles Jesus diz: Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus - O religioso falso pode idolatrar a religião, mas pode se tornar um religioso fanático que sequestra avião e entra no Word trade center com avião em tudo.- O religioso falso pode idolatrar o templo e deixar Jesus de lado: Mt 12: 6 aqui está quem é maior que o templo – disse Jesus!!!

A verdadeira conversão tem que vir de dentro, do coração. Aparencias enganam, por isso Jesus diz que a árvore se conhece pelo fruto.- O religioso falso pode idolatrar a Bíblia: mas ele não vive a Bíblia, é seco não tem misericórdiaComo estão os valores internos, as virtudes, o fruto do espírito? Porque o que nos difere de um falso religioso é aquilo que temos no coração – ou seja , se temos os valores da Palavra e praticamos a palavra no Espírito de Cristo.

Porque eu digo praticar a palavra no espírito de Cristo. Porque tem gente que é muito meticuloso, ele só obedece porque está na palavra. Se tivesse por exemplo um verso na Bíblia a mais: Odeie e mate seus inimigos – lá no livro de João. Ele ia pegar uma metralhadora e sair atirando – olha eu estou obedecendo!!! Mais isso tem o Espírito de Cristo? Foi isso que Cristo ensinou?

II – O cristianismo verdadeiro ama a Deus acima de tudo.E esse amor não nos transforma em idólatras, porque quanto mais à gente ama a Deus a qualidade do nosso amor aumenta. Quando a gente ama a Deus acima de todas as coisas, mais semelhante a Ele a gente vai ficando. Por isso João diz que é uma incoerência dizer que ama a Deus que você vê, se você odeia ao irmão que você vê.Amamos a Deus acima de tudo, a ponto de entregarmos a nossa vida a Ele. Deus é Senhor absoluto de todas as coisas. Ele pode nos mandar para o inferno de fogo se Ele quiser. Pode fazer cessar o nosso respirar, pode nos matar horrivelmente. O pecado nos condenou.Mas Deus é maravilhoso. Enviou seu Filho.

2 Coríntios 5:19 diz: a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.Não há outra maneira a não ser glorificar e exaltar esse Deus. Gratidão é a resposta. Eu o amo acima de tudo e de todos. Ele é tão maravilhoso que me dá capacidade de amar melhor, com qualidade. Porque Deus é amor. E quanto mais o amamos, vamos ficando sensível. Por isso corações endurecidos indigna ao Senhor Jesus.Jesus restaurou a mão. Não esperou nem domingo, nem segunda, nem terça.

4 Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.

III - A religião sem o Espírito de Cristo pode transformar as pessoas em egoístas.- O religioso falso por se achar dono de Deus tem uma condenação e crítica nos lábios: Mc 2: 23, 24: Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas.24 Advertiram-no os fariseus: Vê!

Por que fazem o que não é lícito aos sábados?Mc 7: 5 interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?Mc 3: 1-2 : De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.

2 E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.- o religioso falso tem um coração longe de Deus. Deus não se impressiona com gestuais espirituais, cânticos, louvores feitos em nome Dele, se o coração não está junto. Jesus disse a mulher samaritana que Deus procura adoradores que o adoram em espírto e em verdade,Mc 7: 6-7 6

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.Tenho medo de honrar com os lábios, mas o coração estar longe de Jesus.- o religioso falso é hipócritas e gosta de aparecer.Gosta de se aparecerMc 12:38-4038

E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças;39 e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes;40 os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.

IV– O cristianismo verdadeiro prefere as pessoas em lugar de coisas.Mc 3:1-61 De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.Jesus estava interessado no homem que tinha um problema. Numa vida. Num ser humano, de carne e osso como a gente.

Mas os religiosos estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem.Repararam a diferença?Eles endureceram o coração e idolatraram o Sábado e se esqueceram do problema.

Às vezes a gente se preocupa tanto com o culto, se o louvor foi bem tocado, se a pregação foi bem feita, se terminou no horário, se o som está alto, etc..Eu quero dizer para você, que para Jesus você é mais importante do que tudo.Talvez você chegou aqui,com a auto estima baixa, dizendo com você mesmo: Deus não se importa comigo. Tem tanta coisa para ele cuidar...Você é mais importante do que o mundo inteiro.Esse homem que estava na sinagoga, ficava lá atrás escondido, com vergonha da sua mão ressequida.A NTLH traduz como mão aleijada:Como está a sua mão?- você tem vergonha de você mesmo e fica escondidinho achando que Deus não pode usar as tuas mãos?Mc 3:3

E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!- Talvez você já recebeu tantas criticas em sua vida e fica com a alma escondida.Vem para o meio!- Talvez você tenha vergonha de você mesmo, de algo que você fez e as suas mãos espirituais ficaram aleijadas, ressequidas.4 Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.

5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.Jesus diz a você nessa noite: Estende a mão!!!Obedeça!!!!Para ele estender a mão seria deixar seu defeito á mostra. Ele escondia de todo o mundo. Ele ficava no cantinho.

Jesus DIZ estende a mão: traga a ele aquilo que tem te deixado aleijado espiritual!!Tem gente que cantava para Deus, e agora não canta mais. Estende a mão!!!Tem gente que tocava para Deus e agora não toca mais. Estende a mão!!!Tem gente que não consegue ter alegria, Você se tornou uma pessoa de alma ressequida. Triste vazio e seco. Estende a mão!!!Coloca isso que é objeto da sua ressequidão espiritual diante de Deus: Estende a mão!!!V - A religião sem o Espírito de Cristo pode desvendar a maldade no coração do religioso.Não se importaram com a cura do homem

5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.Mc 3:6 Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida.Mc 14: 55 E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam.Mc 14:1-21

Dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, à traição, e o matariam.2 Pois diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

VI – O cristianismo verdadeiro torna digno o ser humano.3 E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.VI – O cristianismo verdadeiro torna o coração sensível.5 Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.

Pr. Carlos Coutinho

Nenhum comentário: