quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONFIANÇA NA SOBERANIA DIVINA

Posso não entender como isso ocorre, posso até mesmo não aceitar, me rebelar, me revoltar; mas, ainda assim, estou debaixo do controle soberano do Senhor. Se o que Jesus disse é verdade, como de fato é, se nem mesmo um pardal cai ou fica esquecido de nosso Pai celeste;[1] se Deus sustenta até os corvos,[2] como posso duvidar que todos os meus dias estejam contados[3] perante o Criador?

É claro que essa dependência e confiança na soberania divina sobre tudo e sobre todos, principalmente na minha vida, não me torna fatalista e insensível. Nem tampouco deve tornar-me inerte e passivo. Não, o mesmo Deus que determina os fins também determina os meios. Daí porque a Bíblia é tão farta de estímulos à perseverança e à busca das bênçãos através da oração e da reflexão séria da Palavra do Senhor. Esses são os meios que Deus mesmo estabeleceu para alcançarmos e confirmarmos os fins, os quais Ele, o Senhor, de antemão já predeterminou para cada um de nós.[4]

Não tenho a pretensão e presunção de convencer a ninguém quanto a estas questões, as quais reputo da mais alta importância. Apenas estou tentando expressar-me da forma que compreendo o que nos diz a Palavra de Deus. Até porque, quem convence, realmente, não sou eu; mas, sim, o glorioso Espírito Santo. Esta é a Sua função primordial, convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo de Deus.[5] Porém, creio que não há doutrina mais consoladora para os salvos do que a doutrina da predestinação. Se você desejar estudar mais este assunto, procure ler bons livros de autores reformados; os quais, certamente, hão de edificá-lo profundamente.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Lc 12.7-8
[2] Lc 12.24
[3] Sl 31. 15; 139.16
[4] 2 Ts 2.13-16; 2 Tm 1.7-9, 12; Tt 1.1-3
[5] Jo 16. 8-13

Nenhum comentário: