domingo, 30 de maio de 2010

NÃO ENTENDEIS AINDA?

Os discípulos de Jesus já haviam presenciado dois grandes milagres realizados por Jesus sobre a multiplicação de pães. Além, é claro, de muitos outros sinais e maravilhas operados pelo poder do Senhor. Ainda estavam com as barrigas cheias dos pães que comeram horas antes. Não havia sequer tempo suficiente para a digestão do último farto banquete que haviam participado sob o controle absoluto do divino Mestre.

Apenas acabaram de embarcar a fim de atravessarem para o outro lado daquela região onde Deus lhes dera o suprimento necessário, no tempo certo, e já começavam a se preocupar com a próxima refeição, alegando não terem a provisão adequada e suficiente para todos... Quanta incredulidade! – pensamos nós.

Porém, precisamos considerar que aqueles homens eram nossos representantes; basta refletirmos um pouco em nossas atitudes em circunstâncias semelhantes. Jesus os conduziu à reflexão e entendimento através de dez (conforme Mc 8. 14-21, na tradução Almeida Século 21) perguntas cruciais:
_ “Por que discutis por não terdes pão?
_ Ainda não compreendeis?
_ Não entendeis?
_ O vosso coração está endurecido?
_ Tendes olhos e não vedes?
_ Tendes ouvido e não ouvis?
_ Não vos lembrais?
_ Quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?
_ E quando parti os pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?
_ Não entendeis ainda?”

Ou seja, Jesus os questionou a respeito de todas as experiências anteriores mais recentes, nas quais Ele supriu todas as suas necessidades, procurando desenvolver-lhes a fé e a confiança nEle. Era como se o Senhor lhes falasse: “Será que vocês não conseguem perceber que EU SOU tudo o que precisam?

Não entendem que não precisam ficar ansiosos e temerosos pelo que há de acontecer, se confiarem em mim, ou se depositarem em mim todas as suas preocupações e ansiedades? Vocês ainda não conseguem compreender que EU SOU suficientemente capaz de cuidar de você? O coração de vocês é tão duro e seus olhos estão fechados para compreenderem as coisas maravilhosas que eu lhes tenho proporcionado?

Vocês estão surdos, cegos e lerdos a ponto de não se darem conta de que EU SOU DEUS, O SENHOR? Até quando vocês vão continuar com essa falta de percepção espiritual? Acordem, deixem de incredulidade e dureza de coração, confiem em mim!” Será que estas exortações não nos dizem respeito também? O Senhor prometeu estar conosco todos os dias, sempre, até o final dos séculos.

Isto é, Ele disse que jamais estaríamos à deriva, sem rumo, sem os Seus cuidados ternos. E se Ele está conosco de fato, por que ficamos tão assoberbados, confusos e desesperados diante dos obstáculos e problemas com os quais nos deparamos cotidianamente? Por que não confiamos a Ele a nossa ansiedade, na certeza de que Ele cuida de nós? Como escreveu mais tarde o apóstolo Pedro, um daqueles ansiosos companheiros de jornada do Senhor: “Portanto, humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que ele a seu tempo vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.6-7).

Hoje, cada dia, desde o amanhecer, ao me deparar com os problemas da vida, sou desafiado a me lembrar de Jesus e crer que não estou só, jamais. E que tudo quanto me acontece está rigorosamente sob o controle divino. Ele não me abandona a mercê das ondas e dos vendavais da vida sem me conduzir e me suprir convenientemente.

Ele é fiel, embora eu seja infiel para com Ele. Ele não falha, jamais; embora eu seja tão propenso a falhar com Ele. Ele não chega atrasado, mas também não Se apressa e não me engana. Ele tem o controle do tempo e de nossas vidas. NEle podemos confiar inteiramente, porque Ele é Deus presente, o nosso Emanuel, Deus conosco, sempre e eternamente. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: