quarta-feira, 5 de maio de 2010

PARA SERVIR

_ “Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis” (Gl 4.12-15).

Sempre que leio esse texto sou levado a refletir da seguinte forma: Ou esse texto é verdade e a teologia da prosperidade exposta em nossos dias está equivocada, completamente errada ou esse texto está errado, fora de contexto, e a pregação atual que arrebata multidões está certa... Pensemos em algumas considerações: Paulo diz, sem nenhum constrangimento, que na primeira vez que estivera entre os irmãos da Galácia estava com uma enfermidade visível e repugnante. E que, apesar disso, fora recebido de forma carinhosa e respeitosa, com honras de um anjo, ou mesmo como se fora o próprio Cristo.

Ora, não nos parece que alguma coisa não bate bem com a performance da teologia popular atual? Se Paulo estava doente, por que fora pregar o evangelho do poder de Deus? Se o evangelho é o poder de Deus, como o próprio Paulo diz, por que ele, Paulo, não invocara ao Senhor para curá-lo antes de se apresentar para pregar esse evangelho que salva e cura o pecador?

E mais, por que não houve constrangimento da parte daqueles irmãos pelo fato de que o pregador, a quem eles tanto respeitavam e admiravam, se apresentara de forma tão humilhante e deprimente? Não nos parece uma tremenda contradição, considerando a pregação do evangelho como a solução para os problemas temporais, físicos, emocionais, financeiros e sentimentais?

Contudo, se nos voltarmos para o ensino geral da Bíblia, especialmente do Novo Testamento, vamos verificar que Paulo estava perfeitamente dentro do contexto da mensagem do Senhor Jesus e de Seus demais apóstolos. Jesus jamais prometeu vida mansa e tranquila, ou ausência de sofrimentos, dores e lágrimas para os verdadeiros servos de Deus. Basta conferir o que Ele nos diz, conforme o relato de Seus discípulos. Ao contrário, Jesus afirmou sobre Si mesmo que “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida pelos pecadores”... Que Ele não tinha onde reclinar a cabeça, etc.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: