segunda-feira, 31 de maio de 2010

FIÉIS ATÉ A MORTE

No evangelho de João há uma passagem surpreendente e completamente contra o que pregam os pregadores atuais (Jo 12.25-28). Após falar que o Pai há de honrar aquele que O servirem, o Senhor fala da necessidade de Seu sofrimento. E reafirmou que este foi precisamente o propósito para o qual Ele veio ao mundo.

De outra feita o Senhor disse que “aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias” (Mc 13.19-20).

Nesse texto o Senhor Jesus diz claramente que haverá um tempo e condições piores ainda, em que somente pela misericórdia divina haveremos de suportar. Ou melhor, por causa da misericórdia de Deus em favor de Seus eleitos esses dias serão abreviados, interrompidos. Isto porque Ele mesmo há de nos buscar (a todos que O receberam e estiverem vivos) antes que tais aflições sejam superiores às nossas forças. E tudo isso, todo o sofrimento que juntamente com Ele haveremos de suportar, para a glória do Pai.

Ora, não seria de se esperar (conforme o entendimento da maioria dos pregadores atuais) que o Senhor profetizasse alguma promessa de completo e total livramento de todo tipo de sofrimento para aqueles que O invocam, isto considerando, especialmente, que o Senhor acabara de dizer que “o Pai o honrará”?

Ou seja, que o Pai haveria de honrar a todos quantos deixarem tudo por amor a Jesus. Porém, ao contrário do que se espera ouvir como honra da parte de Deus, Ele, o próprio Filho unigênito do Pai, diz claramente que sua alma estava angustiada. E mais, apesar de ser o Filho amado, honrado do Pai, o Senhor acrescenta que não haveria motivo para Ele pedir a libertação daqueles sofrimentos, e sim que foi “para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome”.


Se buscarmos e até exigirmos que Deus nos cure sempre, e nos livre das tribulações, na suposição de que isto comprovaria que somos seguidores de Jesus, estaremos buscando a nossa própria glória e honra e não a glória do Pai.

Pela Sua infinita misericórdia, Deus pode nos curar, nos abençoar nos livrando de toda tribulação; mas se desejamos viver para a Sua glória e honra, a nossa prioridade deve ser o fato de que o Senhor seja honrado e glorificado em toda a nossa vida, mesmo que isso implique em nossa própria morte, pois a recompensa prometida é exatamente para aqueles que são fiéis até a morte.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: