sexta-feira, 21 de maio de 2010

DEUS É DEUS!

Aquietai-vos e sabei que Deus é Deus! Ou seja, Ele é a nossa salvação, a resposta que mais necessitamos. Ele é, e não “foi”, ou “será”. Ele é! Aquietemo-nos em oração.

Este conselho do salmista não é algo simplesmente para ser assimilado pelo entendimento teológico, religioso, doutrinário. É algo para ser posto em prática, experimentado no dia a dia. Quando entregamo-nos completamente ao Senhor, consagrando a Ele o que lhe é devido, há paz em nosso coração. Deus promete, Deus cumpre. Precisamos ter esta confiança para orarmos ao nosso Pai, sabendo que esse Deus grandioso quer que nos acheguemos a Ele na condição de filhos queridos e amigos. Portanto, ainda que... Aquietemo-nos em oração, a fim de nos abrigar no Esconderijo do Altíssimo.

Toda a nossa adoração, amor e afeto precisam ser consagrados única e exclusivamente ao Senhor da glória; o único digno de nossa adoração e louvor.

Quando o adorador intercede a Maria, ou a outro personagem qualquer, está dizendo para Deus que Ele não merece a sua confiança, que Ele não é suficientemente capaz e poderoso para suprir suas necessidades. Consequentemente, está negando-O, trocando o Senhor supremo por intermediários humanos, falhos, pecadores como todos nós, porquanto a própria Bíblia diz que "não há nenhum justo, nenhum sequer"; nem Paulo, Pedro, Bartolomeu ou Maria.

Portanto, quando alguém assim procede, está afrontando e desprezando a santidade e o poder de Deus. Por isso o profeta Jeremias chorava, lamentando a situação de seu povo desta forma: "Os nossos olhos desfaleciam esperando vão socorro. Olhávamos atentamente para gente que não pode livrar".[1] Faltava-lhes esse entendimento.

Por que continuar ainda mendigando bênçãos de ídolos humanos, inertes, imagens de escultura, pedaços de ouro, prata, bronze ou barro, sem nenhum poder para curar a ferida do coração humano? Sendo que muitos dos personagens invocados sequer sabemos se de fato estão no céu com Deus. Daí porque afirmamos que a idolatria, além de ser abominável a Deus, é uma tremenda ingenuidade ou ignorância. Deus é suficientemente capaz de responder e fazer o que nós reputamos como algo impossível. Só Ele pode de fato responder as nossas orações, enxugar as nossas lágrimas e trazer conforto e paz ao coração humano.

Há momentos difíceis na vida quando nos sentimos isolados, ilhados, derrotados, cercados, como que num turbilhão de aflições. Quando todas as portas parecem se fechar à nossa frente. Nada dá certo. Sentimo-nos como que batendo em ponta de faca. Quando lágrimas teimosas continuam a jorrar de nossos olhos... Somos, então, desafiados a desenvolver a nossa fé. É quando mais precisamos nos lembrar que somos filhos do Pai celeste, e, como tais, não seremos abandonados, jamais. Ainda quando as sombras da morte nos atingem, Deus continua sendo o nosso Pai amado!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lm 4.17

Nenhum comentário: