sábado, 8 de maio de 2010

MÃE, ALEGRA-TE MUITO!

Vivemos um tempo de tristeza e lágrimas, no Brasil e no mundo de um modo geral. Não há muita razão para sorrir e cantar em tempos de tragédias e aflições de toda sorte. Mas Deus fala, através do profeta Zacarias, a um povo sofrido, escravizado e sem esperança, quando já não havia sequer lágrimas para chorar, tamanha a desolação e opressão experimentadas: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde” (Zc 9.9). O profeta não está dizendo para que eles se alegrassem COM as circunstâncias adversas, humilhantes e aterradoras; mas, apesar delas.

A Palavra de Deus, como sempre, tanto no Velho como no Novo Testamento, nos exorta a louvar e nos alegrar no Senhor, a despeito de quaisquer circunstâncias; como no exemplo do apóstolo Paulo, encarcerado e solitário, mas ainda assim confiando e desafiando o povo de Deus a se alegrar no Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo: alegrai-vos” (Fl 4.4).

Zacarias também está falando sobre Jesus, o Senhor: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei, justo e salvador”. É baseado no sacrifício de Cristo na cruz por nós que o profeta se apóia: “por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água” (Zc 9.11).

Tanto Paulo, apóstolo, como Zacarias, o profeta, assim como todos os demais escritores bíblicos, apontam para a nossa única esperança em Cristo Jesus. Por isto Paulo chega a dizer que “se a nossa esperança em Cristo se limita a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).

Se aqui na terra não há mais esperança, temos a garantia da vitória no reino de Deus, depositando nossas vidas nas mãos de Jesus Cristo, o Senhor da glória. Então, voltando ao texto, podemos dizer com o profeta: “Alegra-te muito, ó filha de Sião”, ó filha do Deus Altíssimo, lavada pelo sangue do Cordeiro de Deus, “por causa do sangue da aliança” de Cristo Jesus; alegra-te, ó mãe sofrida e angustiada; alegra-te na certeza de que o Salvador te garante a vitória final!

No momento em que escrevo estas linhas sou exortado também pelo Senhor a deixar as lamúrias e ressentimentos por aquilo que fiz e pelo que não fiz; pelo que não posso mais refazer, alterar; pelas decisões equivocadas, as quais me proporcionaram grandes perdas e muitos dissabores. Muitas vezes essas lembranças fazem-me sofrer e angustiar; principalmente porque não posso evitar as consequências e sequelas dos meus erros passados. Não posso alterar o curso de minha vida no que diz respeito às atitudes impensadas do passado.

Mas, graças a Deus, a Sua Palavra me consola e me dá esperança em Cristo: “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zc 9.12). Quantas promessas sublimes! Não podemos dimensionar essas bênçãos prometidas aos que crêem, mas podemos confiar e nos alegrar nelas.

Ele, o Senhor, é a minha fortaleza e minha única esperança, mesmo quando humanamente não há mais qualquer resquício de esperança, nEle, no Senhor Jesus, há esperança para mim e para você que nEle crê: “Ele anunciará paz às nações” (Zc 9.10). E tudo isto, “por causa do sangue da aliança”, o precioso sangue de Cristo vertido na cruz do Calvário em nosso favor. Aquele sangue derramado na cruz não foi em vão. Portanto, alegremo-nos no Senhor, o único que pode nos dar esperança num mundo desesperado e triste.

Alegra-te, querida mãe aflita e angustiada devido às muitas lutas e tribulações, perdas e fracassos! Alegra-te, porque, a despeito de tudo o que sofres, há esperança no Deus Salvador, que recolhe as tuas lágrimas no Seu odre (Sl 56.8). Nele podemos confiar os nossos dias, nossas frustrações, lamentações e decepções, porque “eis aí vem o teu Rei, justo salvador, humilde... ele anunciará paz... por causa do sangue da aliança”.

Para você mãe, meu afetuoso abraço e o sincero desejo de que o Senhor a abençoe de forma superabundante, para que a esperança da glória de Deus em Cristo Jesus lhe proporcione a paz e alegria que excedem todo entendimento humano. Parabéns pelo seu dia! Portando, “alegra-te muito, ó filha de Sião”, ó filha de Deus, mãe, esposa ou filha!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: