sexta-feira, 7 de junho de 2013

ALEGRIA, APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS


Vivemos  um tempo de tristeza e lágrimas, no Brasil e no mundo, de um modo geral. Não há muita razão para sorrir e cantar em tempos de tragédias e aflições de toda sorte. Mas Deus fala, através do profeta Zacarias, a um povo sofrido, escravizado  e sem esperança, quando já não havia sequer lágrimas para chorar, tamanha  a  desolação e opressão experimentadas: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde” (Zc 9.9). O profeta não está dizendo  para que eles se alegrassem COM  as circunstâncias adversas, humilhantes e aterradoras; mas, apesar delas.


A Palavra de Deus, como sempre, tanto no Velho como no Novo Testamento, nos exorta a louvar e nos alegrar no  Senhor, a despeito de quaisquer  circunstâncias; como no exemplo do  apóstolo Paulo, encarcerado e solitário, mas ainda assim confiando e desafiando o povo de Deus a se alegrar no Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo: alegrai-vos” (Fl 4.4).  


Zacarias também está falando sobre Jesus, o Senhor: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei, justo e salvador”. É baseado no sacrifício  de Cristo na  cruz por nós que o profeta se apóia: “por causa do sangue  da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água” (Zc 9.11).


Tanto Paulo, apóstolo, como Zacarias, o profeta, assim como todos  os demais escritores  bíblicos, apontam  para a nossa  única esperança em Cristo Jesus.  Por isto Paulo chega a dizer que “se a nossa esperança em Cristo se limita a esta  vida, somos os mais  infelizes  de todos os homens” (1Co 15.19). 
 
Se aqui na terra não há mais esperança, temos a garantia  da vitória  no reino de Deus, depositando nossas vidas nas mãos de Jesus Cristo, o Senhor da glória. Então, voltando ao texto,  podemos dizer com o profeta: “Alegra-te muito, ó filha de Sião”, ó filha do Deus Altíssimo, lavada pelo sangue do Cordeiro de Deus, “por causa  do sangue da aliança” de Cristo Jesus; alegra-te, ó mãe sofrida e angustiada; alegra-te na certeza de que o Salvador te garante a vitória final!

 

Pr. Vanderlei Faria


 

Nenhum comentário: