sábado, 15 de junho de 2013

ALEGRIA FESTIVA, SALTITANTE, EXPLOSIVA


Na verdade, os dicionários não fazem muita distinção entre estas palavras. Exultar é alegrar, regozijar, festejar, etc. Mas também “alvoroçar-se”. Ou seja, Pedro está dizendo  que na revelação da glória de  Cristo, ou quando chegarmos à Sua glória celeste, depois de sermos aprovados, como diz Tiago: “Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a  provação; porque,  depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12); haveremos de nos alegrar de uma forma  plena, esfuziante, quase espalhafatosa. Alegria que vai superar em muito a  comemoração de um  gol ou o título de  nosso time  preferido.

 
Tudo isto está de acordo com o ensino do Senhor Jesus em João, 16.20-33; quando o Senhor nos diz que neste mundo haveremos de chorar, nos lamentar e passar tribulações. Mas, assim como Ele venceu o mundo, haveremos  de vencer também. Ou melhor, somos mais que vencedores por Cristo Jesus. Estando nEle e com Ele as dores, aflições, lágrimas e lamentações se converterão em alegria.
 
Alegria plena, a qual ninguém (nem o diabo e seus anjos) poderá tirar. Este é o evangelho de Cristo Jesus. Portanto, vale a pena  considerarmos a Palavra do Senhor: “Se, pelo nome de Cristo, sois  injuriados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito  da glória  e de Deus” (1Pe 4.14).

 
Pedro está dizendo que esta alegria completa haveremos de  experimentar na glória  divina. Contudo, enquanto suportamos os sofrimentos por amor de Cristo aqui na terra, já  podemos nos alegrar, como num antegozo do céu; podemos nos alegrar pelo fato de que os sofrimentos presentes, por amor a Cristo, são prenúncios  do gozo eterno com Cristo.
 
A garantia e confirmação de que fazemos parte  do time  de  campeões, por toda a eternidade no céu.  Paulo  expressa esta convicção de outra forma  em 2Co 12.9-10 e Fl 1.7. O fato é que, quando tomamos posse dessa convicção, nossos corações se acalmam e conseguimos realmente nos alegrar em Cristo, mesmo chorando e sofrendo. Portanto, alegria exultante nos faz pensar em alegria festiva, saltitante, explosiva, incontida, plena.

 
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: