domingo, 23 de junho de 2013

PERTO ESTÁ O SENHOR


“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (v.5).

Uma lembrança muito forte ainda  guardo de meus tempos de criança.  É que  havia  em nós, as crianças, um sentimento de profundo respeito e  até de medo, quando meus pais estavam por perto. Fosse  nos cultos, quando  conversávamos com outras crianças, quando estávamos brincando ou brigando na rua... Bastava olhar para meu pai, ou para minha mãe; e, pela maneira  de nos olhar, sabíamos o  que eles queriam nos dizer. Pois sabíamos  que lá em casa havia uma “chibata” dependurada na parede.
 
E vez por outra meu pai fazia uso dela para  acertar as contas  com os  “infratores”.  Assim, pois, quando estávamos agindo errado, a presença de meu pai por perto, e seu olhar atento, nos comunicava  a dura  mensagem: “Lá em casa agente acerta as contas!” E isso era suficiente para nos corrigir e nos fazer tremer...
 
Porém, quando ia  para  a roça com  meu pai; ou quando viajava até à cidade com minha mãe; sentia-me  encorajado pela presença deles  ao meu lado. Ao lado de meu pai, eu não tinha medo de cobras, lagartos, ou mesmo de onças. Felizmente jamais tive que  me deparar com alguma dessas feras. Ainda bem, mas a minha confiança, certamente não seria abalada. Assim eu acreditava.

Da mesma forma, quando viajava ao lado de minha mãe, ajudando-a  a transportar  roupas lavadas, ou para lavar, sentia-me  fortalecido para enfrentar  o cair da noite pelas  estradas empoeiradas e  escuras. Era a presença dela que me  dava força e coragem para  prosseguir.
 
A constante presença de meus pais proporcionava-me segurança, conforto e moderação. Eu não podia vacilar que eles estavam  por perto. Também não precisava sentir-me desamparado, eu tinha em quem confiar. Hoje posso entender da mesma forma  esta expressão: “Perto está o Senhor!” Tanto me serve de  conforto e estímulo nas horas difíceis de minha caminhada terrena; como me faz temer e tremer diante da certeza de que Ele, o  meu Senhor, está  presente ao meu lado, até mesmo quando  faço coisas que  não convém e que Lhe  desagradam. Isso deve  me fazer temer  e tremer, como já havia  escrito o apóstolo (Fl 2.13). 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: