terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMO AGIR DIANTE DE UMA CRISE

2 Crônicas 20.1-22

Como você reage diante de uma crise? Quando enfrentamos uma crise podemos nos comportar de várias formas: tem aqueles que murmuram; outros culpam Deus pela situação que estão enfrentando; alguns deixam de crer e abandonam a fé. Porém, existem pessoas que agem como o rei Josafá que buscou em Deus a solução para vencer a crise. Josafá deu passos estratégicos que o conduziram à vitória.

1. BUSCAR SOCORRO EM DEUS.
Existem situações que nos fazem ter medo. Até o discípulo mais fervoroso e cheio de poder está sujeito a enfrentar momentos de medo. Por isso devemos reconhecer os nossos temores e confessa-los ao Senhor para que Ele nos mostre a solução.
Sentir medo é uma coisa, viver em função do medo e se deixar dominar por ele é outra coisa. Como filhos do Deus vivo, não podemos ser paralisados e vencidos pelo medo. Nossos temores devem nos levar a buscar socorro em Deus e não nos afastar da Sua presença, da igreja, dos irmãos, etc.
Não murmure nem reclame diante de uma crise, tampouco se deixe paralisar diante do medo. Pelo contrário, reconheça suas fraquezas e limitações e clame pelo socorro no Senhor, pois é Ele quem nos livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (Sl 91:3).

2. RELEMBRAR AS PROMESSAS DE DEUS.
Diante da crise, Josafá começa a relembrar as promessas alianças do Senhor com o seu povo. Ele faz isso não porque Deus havia se esquecido do seu compromisso, mas para que toda aquela nação não se esquecesse da fidelidade do Senhor e de que Ele sempre cuidará de seus filhos.
Quando trazemos à nossa memória a fidelidade do Senhor para conosco, o nosso coração se enche de esperança tirando nossos olhos das circunstâncias e voltando-os para o Senhor, pois se Ele é o mesmo ontem hoje e será eternamente (Lm 3:21).

Ao enfrentar situações de crise em sua vida, relembre os livramentos, milagres e bênçãos que Deus já proporcionou para você. Isto vai aumentar a tua confiança e te dar a certeza de que o Senhor cuida de nós e toma para si as nossas batalhas.

3. OBEDECER A PALAVRA DE DEUS
Não se conforme apenas em saber quem é o Senhor e o que Ele pode fazer por você. Faça como Josafá e tome uma atitude de fé e de vencedor. Se a Palavra de Deus nos garante a vitória, só nos resta obedecer, ou seja, colocar em prática todos os Seus ensinamentos pela fé.
Mesmo que você esteja enfrentado alguma crise no seu casamento, família, trabalho, finanças, etc., permaneça fiel à Palavra de Deus, pois o inimigo não tem poder para decidir seu futuro; esta decisão é sua e você precisa decidir pela obediência ao Senhor.

Precisamos crer que uma crise não significa necessariamente fracasso, pois até quando estivermos fazendo tudo certinho, a crise pode bater à nossa porta. Porém, se estivermos firmes no propósito de obedecermos à Palavra de Deus, o Senhor nos livrará porque Ele quer ser glorificado através das nossas crises (Jo 9:1-3)

Conclusão: Faça como Josafá que diante daquele grande aperto soube agir, buscando socorro em Deus, relembrando Suas promessas e obedecendo à sua Palavra. Lembre-se que as crises existem para nos amadurecer e fortalecer, preparando-nos para conquistas maiores e experiências mais profundas. (1 Co 2:9) Amém.

Prs. Jário e Lúcia
Paz. Prs. Jário e Lúcia.

Nenhum comentário: