terça-feira, 17 de agosto de 2010

A MELHOR PARTE

1. No artigo “Quando o Trabalho não é a Coisa mais Importante do Mundo”, postado em www.vidanet. org.br/mensagens, encontramos a seguinte história:

Era véspera do dia do trabalho. Ele chegou frustrado em casa. Havia passado mais uma semana intensa de trabalho, mas lhe parecia que a vida estava passando e que não fazia muito sentido quando equacionada sob a máxima “trabalhar – possuir – ser alguém”. O fato de ter as coisas não traz satisfação verdadeira, “senão tantos ricaços não estariam tirando a própria vida ou tentando modificar-se de fora para dentro sem sucesso…”, pensou ele. Debaixo do chuveiro considerou: “Preciso encontrar essa resposta.” Foi quando entrou no quarto que se lembrou de um presente recebido de seus pais há muito tempo atrás. Mais que depressa retirou da gaveta um empoeirado exemplar da Bíblia. Ainda estava lá o marcador de páginas destacando um trecho em especial: “… porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. Então Jesus fez a seguinte comparação: - Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas. O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se!” Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo o que você guardou?”. Jesus concluiu: - Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus.” (Lucas 12.15-21)

2. Estamos às vésperas do “Dia do Trabalho”. Trabalhar é muito bom! É com o fruto do nosso trabalho (com algumas exceções) que conseguimos adquirir o leite para nossos filhos, o alimento, o vestuário, o remédio, os bens materiais que nos provêem de algum conforto, e muitas outras coisas mais das quais necessitamos e às vezes até nem necessitamos. E até mesmo alguma dignidade diante dos homens nós conseguimos porque trabalhamos, conforme o ditado que diz que “o trabalho dignifica o homem”
3. Então, precisamos trabalhar, e trabalhar bastante.
4. Não podemos, porém, nos esquecer, como alguns o fazem, por causa do trabalho, de nossa família, de nossos filhos e – nosso objetivo aqui – de nosso relacionamento com Deus.
5. O relacionamento com Deus deve ocupar lugar de prioridade em nossas vidas. Devemos ter o nosso relacionamento com Deus como um “pacto de vida”.
6. Em Lucas 10.38-42 lemos que Jesus

“... entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando- se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

7. Ora, Marta estava trabalhando para bem servir ao Mestre e seus discípulos!
8. Entretanto, nesse afã, esqueceu-se da melhor parte, que seria assentar-se aos pés de Jesus para ouvir-lhe as palavras. Os afazeres da casa podiam esperar um pouquinho.
9. Parabéns aos irmãos trabalhadores! Parabéns aos irmãos também porque têm trabalhado não apenas em suas atividades profissionais ou em “causa própria”, mas também tem labutado firmemente na causa do Senhor! Mas não se esqueçam do relacionamento com Deus!
10. Jesus está aí, querendo falar-nos e ouvir-nos; temos nós tirado algum tempo para, assentados aos seus pés, o ouvirmos e falarmos com ele?
11. Há muitas coisas boas para fazermos, mas essa é a melhor parte.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário: