quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TENDE BOM ÂNIMO

_ “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me” (Jo 21.18-19).
_ “pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (At 9.16).

Nesses dias quando predomina a mensagem da tão propalada Teologia da Prosperidade, quando todo tipo de sofrimento é tido como atuação demoníaca, e, portanto, algo a ser expulso, rejeitado pelo crente, a Palavra de Deus no texto acima parece uma contradição absurda e contundente ao amor de Deus revelado em Cristo Jesus.

Entretanto, em momento algum a Bíblia menciona que aquele que crê em Deus ficará livre das tribulações. Ao contrário, o próprio Senhor, que sofreu até à cruz, afirma categoricamente: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Ele não diz que os que não crêem terão que enfrentar tribulações, nem mesmo se refere aos ímpios; mas Ele está falando com aqueles que são Seus discípulos, como confirmou Seu apóstolo, Paulo, mais tarde: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

Não há como negar essa doutrina, não se pode torcê-la de acordo com a vontade humana. Assim é que Deus falou, e tá falado!

Talvez alguém diga, mas isso é fatalismo, fundamentalismo ou qualquer outra coisa. Mas é o que afirma a Palavra de Deus, sem mais nem menos. Essas são conclusões inevitáveis para quem atenta para o que a Bíblia diz. Entretanto, creio que todo tipo de sofrimento tem pelo menos duas causas básicas: Conseqüência do pecado e a glória de Deus. Para tanto basta pensarmos em dois textos: Jo 9.3 e ll.4. Leia os textos e tire suas próprias conclusões.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: