terça-feira, 10 de agosto de 2010

SE NÃO CRERDES...

1. Diz-nos uma história que

um Europeu, de visita a uma aldeia indiana, conversava um dia com um dos habitantes da localidade, apoiando-se na parede de uma casa. Em dado momento uma mulher sai agitada e grita para o homem, muito aflita:
– “Afaste-se, depressa!”
– Mas, por que? – pergunta ele, muito admirado.
– Vê esta fenda na parede? Dentro em pouco uma cobra sairá dali para beber esta tigela de leite que eu lhe preparei. É um animal sagrado.
O visitante não se fez de rogado. Afastou-se alguns passos e esperou, num misto de curiosidade e inquietação. Segundos depois apareceu a cabeça da cobra, seguindo-se o desenrolar de seu longo corpo. Bebeu o leite até à última gota e enfiou-se de novo na fenda.
Algumas semanas mais tarde o mesmo viajante, passando de novo pela aldeia, voltou à “casa da cobra”. O proprietário estava de luto.
– Minha mulher morreu! – disse ele com os olhos cheios de lágrimas.
– Morta?! Ela parecia-me de tão boa saúde!
– Sim... Foi a cobra que a matou. Ela bebia o seu leite, e, inadvertidamente, minha mulher pisou-lhe a ponta do rabo. O animal voltou-se e mordeu-a, e ela morreu alguns minutos depois.

2. Não sei se esta é uma história baseada em fatos reais, mas bem pode ser, visto que na Índia muitos animais são considerados e tratados como sagrados.
3. Baseada em fatos reais ou não, ela serve ao propósito de trazer à nossa mente uma reflexão sobre o que pode acontecer quando insistimos em manter em nossa vida alguma ou algumas coisas que nos oferecem algum perigo.
4. Por exemplo, recordo-me de um rapaz com quem lidei há algum tempo e que era viciado em drogas. Conseguimos uma casa de recuperação para ele em Curitiba e ele para lá foi. Depois de alguns meses, já mais fortalecido, voltando a Foz do Iguaçu para resolver algumas questões e rever os seus, ao invés de ficar com a família, ir à igreja e outros lugares saudáveis, foi atrás daqueles que só tinham o mal para lhe oferecer. E o resultado foi que naqueles dias ele acabou por ser morto assassinado.
5. Em Provérbios 6.27-28 encontramos as seguintes questões: “Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés?” (Provérbios 6:27-28 RC)
6. São perguntas retóricas. Quem traz fogo no colo queima as veste e quem pisa sobre brasas queima os pés. Quer fazer a experiência?
7. Quando insistimos em manter em nossa vida algo que nos oferece perigo, o nosso fim pode não ser dos melhores.
8. Em João 8.24 Jesus chama a atenção dos fariseus acerca de algo que eles mantinham em suas vidas e que os levaria fatalmente ao inferno, à morte eterna. Diz Jesus: “Por isso, vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (João 8:24 RC)
9. Se não crerdes que EU SOU...
10. Em êxodo 3.14, depois que Deus se revela a Moisés convocando-o para libertar o povo de Israel do Egito e depois de Moisés perguntar o que ele responderia se lhe fosse perguntado sobre quem é o Deus em nome de quem ele, Moisés, fala, Deus lhe responde: “EU SOU O QUE SOU... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.
11. Com isso Deus estava dizendo que ele era o Deus único, Todo-Poderoso, Supremo, Imutável, aquele que foi, é e será, aquele que tem vida independente, vida em si mesmo, vida não derivada como derivada e dependente é a vida de todos os demais seres que Ele criou.
12. Jesus, nas escrituras, constantemente é revelado como sendo pessoa divina, o Filho de Deus, sendo talvez um dos mais claros textos o capítulo 1 do evangelho de João onde é dito que no princípio era o Verbo e que o Verbo estava com Deus sendo Ele o próprio Deus que se encarnou para vir habitar entre nós.
13. No texto de João 8.24 Jesus se identifica com o EU SOU do A.T., que se revelou a Moisés, o Único, Todo-Poderoso, Supremo e Imutável, que foi, que é e que sempre será o mesmo. “E se não crerdes nisso”, disse aos fariseus, “morrereis em vossos pecados”, o que equivale a dizer que eles não teriam um bom futuro eterno.
14. Meus caríssimos irmãos e amigos, a Palavra de Deus é clara ao nos informar que Cristo é o eterno EU SOU, e o crer ou descrer nele como tal é fator determinante de nosso futuro eterno.
15. Vocês já crêem?
16. Se não crerdes...

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário: