quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SÓ OS ANIMAIS VOTAVAM NELE

Deus mandou o seu profeta Samuel a um fazendeiro no interior da cidade de Belém, á 9 Km. ao sul de Jerusalém. O profeta obedeceu e foi.
Quando chegou, os políticos, empresários e homens influentes da cidade lhes vieram ao encontro, temerosos que alguma coisa não estivesse bem no País. Mas Samuel lhes tranqüilizou dizendo que viera ali para oferecer um sacrifício ao Senhor Jeová.

E na cerimônia do sacrifício, dirigindo-se a Jessé, também um homem influente, pediu que se lhe apresentasse seus filhos, porque Deus queria se utilizar de um deles para uma ocupação especial. E seu pai lhe trouxe o seu filho Eliabe, o mais influente e capaz. E todos aplaudiram dando seu voto de aprovação, e diante de tanta exultação e referencia a respeito do rapaz, Samuel não teve duvida e se levantou, preparou seu vaso de ungir (um chifre de carneiro) e se aproximou do rapaz para ungi-lo. Mas, Samuel foi interceptado pela a voz do Senhor Jeová dizendo-lhe: Não faças isto. Porque não foi este que Eu escolhi. “Vocês estão reparando o físico a influencia e capacidade deste rapaz. E, é este o ponto de vista de vocês, mas não o meu. Porque vocês vêem o exterior, mas eu vejo o interior, o coração”.

Então Jessé lhe apresentou o seu segundo filho Abinadabe, e Samuel já sabendo que a escolha é de Deus, esperou a Sua voz. E Deus lhe disse: ainda não é este. Lhe apresentou o terceiro filho Sama. Samuel esperou, e Deus não lhe falou. E assim começando por Eliabe a proporção de votos da eleição foi diminuindo.

Então, todos os sete filhos de Jessé que ali estavam, não tiveram a aprovação de Deus. E Samuel ficou perturbado, possivelmente pensando: Será que eu me equivoquei e o que vão pensar de mim aqui em Belém?

E se dirigiu a Jessé e lhe perguntou pasmado e preocupado: Acabaram-se os teus filhos? Foi quando Jessé sem jeito respondeu como se estivesse esquecido: Não, ainda tem um (umzinho) lá no mato cuidando dos animais. Como que dizendo: aquele, só os animais votam nele. Isto é, Davi não tinha a menor chance de ser apreciado pelo povo da sua cidade, talvez nem fosse conhecido deles.

Mas Samuel indignado disse: ninguém vai sentar a mesa enquanto ele,esse “desprestigiado” não chegar aqui.
E lá no campo estava Davi. Tranqüilo como era tranqüilo o ambiente que ele estava, tomando conta com muita responsabilidade, coragem, dedicação e seriedade as ovelhas de seu pai.
Coragem e responsabilidade, porque ele tinha enfrentado um leão e um urso que se cercaram de uma das ovelhas e a levaram. Mas Davi corajosamente correu atrás e tirou a ovelha da boca dos ferozes animais, e quando eles se voltaram contra Davi, ele agarrando-os por suas barbas, os feriu e os matou. E as ovelhas, quietas, mas apavoradas e acuadas, viram a bravura do seu pastor e certamente, instintivamente, todas o elegeram como o seu melhor pastor.
Mais tarde Davi declarou ao rei de Israel o segredo dessa sua façanha: O Senhor Jeová me livrou das garras do leão e das do urso.

Pois bem, lá foram os empregados de Jessé chamar Davi: Vem depressa porque todos estão te esperando e ninguém vai sentar á mesa enquanto tu não chegares. E estas palavras, creio, soaram estranhas aos ouvidos daquele humilde servo de Deus.

Quando Davi chegou ao ambiente que todos estavam esperando, deve ter sentido um impacto psicológico tremendo, pois todos estavam admirados olhando para ele, e a pergunta que estava no ar, era: O que tem este moço? Ninguém sabia, mais aquele moço tinha o cuidado, o carinho, e a aprovação de Deus.
Quando Samuel olhou para Davi, a voz soou: Levanta-te e ungiu-o porque é este mesmo"
(I Samuel 16.12).
E diante de todos, inclusive de seus irmãos, Davi foi declarado eleito de Deus. E o seu reinado foi um referencial para todos os reinos de Israel em todos os séculos e milênios,
Porque, quando Deus queria declarar um reino de referencia, mostrava aos reis de Israel a impecabilidade do reinado do seu servo Davi.

É assim que Deus age, como Ele mesmo disse: Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel (2 Sm 7.8)

São Paulo mostrou muito bem como Deus surpreende os que se acham que são, os poderosos, os dominadores. Ele tira os de menos importância e confunde os pretensiosos;

Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie diante de Deus.
(I Corintios 1.26-29)


Pr José Edson

Nenhum comentário: