sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A NOSSA FORÇA VEM DO SENHOR

“O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29.11).

O salmista fala do reino de Deus, ou da ação do poder de Deus na vida de Seu povo. Não nos ensina a ficarmos a repetir fórmulas mágicas de auto-ajuda. Ele nos faz confiar no Deus que nos mantém, o Deus que nos sustenta, nos fortalece e nos traz a verdadeira paz. Ele nos encoraja a fim de que tenhamos ânimo diante das circunstancias adversas, desalentadoras, para que possamos nos lembrar que não estamos sozinhos, temos a companhia constante daquele que nos fortalece. Mas não somos fortalecidos para subjugar os outros e agirmos com prepotência e arrogância com aqueles que julgamos inferiores ou menos religiosos do que nós.

O salmista nos traz uma palavra de conforto, quando somos espezinhados, maltratados e humilhados; Quando somos alvo da agressividade gratuita dos fariseus, dos religiosos ímpios com fama de poderosos.

Essa palavra é para nós como um bálsamo em tempos de crises, quando nos sentimos abatidos, desanimados e feridos pelas agressões dos que se julgam poderosos e auto-suficientes. Quando nos sentimos arrasados e confusos diante das afrontas dos inimigos, o Senhor nos levanta o ânimo e nos consola com essas palavras. Bendito Senhor, que nos acolhe e enxuga as nossas lagrimas!

Deus quer que cada um de nós tenha um relacionamento pessoal com Ele. Por isso Ele abomina a idolatria, que é justamente colocar-se qualquer pessoa ou objeto no lugar que pertence unicamente ao Senhor. Não podemos viver como atores, os quais representam no palco um determinado personagem. Ali ele se transforma, se transfigura; alguns até dizem que quando estão interpretando um personagem ficam tão absorvidos pelo mesmo ao ponto de se sentirem incorporados, tomados completamente pelo tipo que representam. Tal é a entrega, o envolvimento do ator ou atriz com o papel que procura representar. Ora, essa deve ser a nossa atitude para com o Senhor Jesus, e não para com os homens sujeitos a falhas e pecados como qualquer mortal. Nossa aspiração e luta deve ser no sentido de imitarmos ao Senhor Jesus, seu caráter e modo de viver.

Precisamos encorajar e incentivar uns aos outros a pensar, a refletir e analisar a Palavra de Deus como os bereanos. Os quais, após ouvirem os apóstolos, iam para suas casas para conferir a Palavra de Deus a fim de certificarem de que realmente era assim que Deus lhes falava através de Sua Palavra.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: