quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SÊ FORTE!

Constantemente ouvimos a respeito de pessoas queridas nossas que estão passando por momentos turbulentos, desesperadores, nervosos, devido aos inúmeros problemas que enfrentamos a cada dia. Irmãos e queridos nossos que são humilhados, roubados, assaltados. E outros cujos bens mais significativos lhes são tirados de forma abrupta, repentina. Alguns em circunstâncias normais, tais como enfermidade ou acidentes, conforme a expressa vontade de Deus; outros, porém, devido à imprudência, agressividade ou violência de nossos dias. Não é fácil suportar tais aflições, porém, ainda assim, o Senhor, através de Sua Palavra apresenta-nos o consolo que precisamos:

"Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué... e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exercitos" (Ageu 2.4).
As ênfases do texto são patentes e marcantes:
- Sê forte (2 vezes). Até aí, achamos que o texto só se aplica aos seus destinatários de origem, Zorobabel e Josué. Porém, o texto continua: ´´e tu, todo o povo da terra, sê forte`` – v.4.

a) Trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos
A Bíblia nos apresenta um remédio infalível para o desânimo e abatimento: trabalho. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?” (Pv 24.10-12).

b) Temos um termo de garantia da parte de quem é Fiel; um contrato, uma aliança que nos assegura a permanência divina conosco e em nós, sempre – v.5.

Se temos o Senhor conosco, somos a maioria (ainda que numericamente inferior), temos a força e o poder de Deus conosco (Ef 2.20-21). Não há o que temer, o Todo-Poderoso é a nossa garantia, nossa defesa, nosso escudo, nossa fortaleza, socorre bem presente na angústia. As promessas de Deus são infalíveis. Jesus disse: “estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20b).
- Trabalhai... Não entreguem os pontos, porque EU sou convosco. Estou envolvido nesse negócio, estou atento para com os vossos problemas.
Não estamos sozinhos nessa crise pela qual passamos. Não estamos solitários e abandonados às circunstâncias da vida. O Senhor nos encoraja a prosseguirmos: EU SOU CONVOSCO!

c) Não somos donos de tudo, mas somos filhos do Dono – v.5-7.
Assim, não temos tudo o que desejamos, mas temos tudo o que precisamos, segundo o propósito dAquele que tem o controle de nossas vidas.

"Farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações..." (Ag 2, 6, 7). Ou seja, no momento oportuno, no tempo que o Senhor determinar, Ele há de mover o mundo para nos abençoar. Ele vai fazer com que alguém se lembre de nós, ou que alguma coisa extraordinária aconteça a nosso favor. Ele é o Senhor dos Exércitos, nunca nos esqueçamos disso! Ele cuida de nós, somos propriedade exclusiva do Senhor. Ele nos ama muito além do que podemos imaginar. Portanto, não temais!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, esta realmente foi uma mensagem que, neste momento, me trouxe conforto, e a certeza de que Deus tem ouvido minhas orações e respondido. Saber que Deus me diz hoje para não temer e que Ele está comigo era TUDO que eu precisava. OBRIGADA. Abraços Andressa Maxwell