segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

_ “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
Ao longo da história eclesiástica mundial somos informados de como surgiram os grande avivamentos em diversas épocas e lugares.

Sem dúvida alguma, todo avivamento vem de Deus, é de procedência divina. Ele é quem promove e desperta o seu povo para buscá-Lo e servi-Lo com mais intensidade, coragem, determinação e amor. E para tanto, vi de regra Deus começa o avivamento através do despertamento individual de homens e mulheres que se disponham a pagar o preço para o cumprimento dos propósitos divinos em suas vidas, em suas igrejas e comunidades ou denominações. Deus derrama Seu Espírito sobre eles, e eles são impulsionados a clamar pela libertação das pessoas de seus pecados, vícios e demais comprometimentos mundanos. Foi assim desde o princípio da Igreja de Cristo, quando os evangelistas dispersos foram impactando as pessoas por onde passavam: At 2.42-47; 4.32-35; 5.12-16, etc. Até ao ponto de se dizer deles: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (At 17.6 b).

Isto foi dito quando Paulo e Silas chegaram em Tessalônica. E foi o início de uma grande perseguição aos servos de Deus. Assim foi com Lutero e com todos os demais reformadores a partir do século XVI. Foi assim com Spurgeon, o qual foi expulso da denominação Batista, e com tantos outros ao longo dos séculos. E é bom frisarmos que, normalmente, a maior perseguição, a que mais dói, é a que vem do próprio povo dito cristão. Mas gostaria de me deter em considerações de fatos mais recentes, os quais nos levam a crer e esperar de Deus um grande avivamento em nossa Pátria. Antes, porém, precisamos enfatizar um detalhe que julgo importante. É que, normalmente, os grande avivamentos bíblicos surgem exatamente quando o povo de Deus, e até mesmo do o povo de uma cidade ou nação, de um modo geral, vive um momento traumático, turbulento, política, social, moral e espiritualmente.

Normalmente os grandes avivamentos surgem em tempos conturbados da história, quando Deus levanta homens e mulheres inconformados com a situação espiritual vigente, de morosidade, acomodação e conivência do povo de Deus com o pecado e com a situação caótica do mundo em que vivem.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: