sábado, 6 de novembro de 2010

PROGRAMADO PARA VENCER

_ “Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou” (Juízes 13:24).

Sansão foi programado para vencer, sua vida foi um milagre de Deus. Escolhido e preparado para ser um líder, um libertador... Acabou vencido como escravo. Predestinado para viver como príncipe, morreu como mendigo, miserável e ridicularizado como réu. À semelhança de Isaque, Samuel, Isaías, Jeremias, João Batista, e outros; Sansão teve a vida consagrada ao Senhor desde o seu nascimento. Cresceu sob os ensinamentos e orientações da Palavra de Deus. Escolhido por Deus para exercer uma tarefa especial na história do povo de Deus; escolhido para ser uma bênção. Capacitado suficientemente para ser abençoador, portador de bênçãos, tornou-se portador da morte e destruição. Com uma vida desregrada, irresponsável e descuidada, precipitou-se para a morte de maneira trágica e prematura. Não se deu conta do poder da tentação e do endurecimento do coração em conseqüência do pecado. Não soube valorizar o fato de ter, além da força física superior a qualquer semelhante, possuir também, o poder extraordinário do Espírito Santo de Deus.

Assim como Sansão foi escolhido por Deus para exercer uma tarefa especial, cada um de nós é convocado por Deus para um determinado tempo, lugar e tarefas especiais. Privilégios espirituais exigem responsabilidades especiais! O pecado, porém, serve de obstáculo ao desenvolvimento espiritual. Impede à entrada nos lugares celestiais: “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia, como que pelo fogo” (1 Co 3.15). Até os pecados perdoados continuam exercendo efeito sobre a vida. Ex. Davi...

Apesar de ter recebido de Deus a incumbência de dirigir e orientar o Seu povo, Sansão escolheu seu próprio caminho, envolvendo-se perigosamente com o pecado. Tendo, assim, a vida marcada pela tragédia e vergonha. Quantas pessoas já tiveram suas vidas abreviadas por se desviarem dos caminhos do Senhor! Outros há que estão vivendo como verdadeiros defuntos ambulantes, escravizados pelo pecado. Alguns ainda conservam seus nomes no rol de membros das igrejas, por comodismo, ou mesmo para não perderem os privilégios da fraternidade cristã. Vidas infrutíferas e infelizes, claudicando pelo mundo afora. Outros são levados à morte prematura, em consequência de um viver descompromissado com os valores morais e espirituais do reino de Deus.

Sansão tinha tudo para desfrutar de uma longa vida, abençoada e frutífera. Entretanto, morreu prematuramente, humilhado, desprezado e sem glória. Você já considerou o quanto tem perdido por viver longe de Deus? Uma vida descomprometida e sem segurança da presença divina não pode ser uma vida feliz. Não há felicidade e paz longe dos caminhos do Senhor: “Não há paz para os ímpios, diz o Senhor...” (Is 48.22).
Sansão morreu... e não sabia! E você, como está vivendo? Como vivo entre os mortos, ou como um defunto ambulante?

O pecado é sempre ENGANOSO, sempre vem com um sorriso, faz elogios, joga com nosso orgulho. Sempre vem de forma atraente. Oferece o que não pode dar e nunca satisfaz completamente. Nos rouba, tira a paz, a alegria e a razão de viver. O pecado atrai, engana, e você fica convencido de que, ainda que os outros tenham se dado mal, com você vai ser diferente. Você fica convencido de que é capaz de sair dessa quando quiser. E é justamente aí que mora o perigo, o engano e destruição do pecado... CUIDADO COM ELE! O pecado nos destrói, nos ilude e nos mata: “Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou” (Rm 7.11). Mas, se você está em Cristo, é nova criatura (2 Co 5.17-19).

Você foi chamado por Deus para ser uma nova criatura, portanto, deve viver como tal. Temos que nos lembrar quem somos e o que temos. Lembre-se, o crente é alguém que recebeu algo especial em sua mente, em seu entendimento! A Bíblia nos exorta no sentido de nos libertarmos em todas as áreas de nossa vida. Não podemos nos contentar que apenas uma parte de nossa vida seja consagrada a Cristo; somente uma parte de nosso tempo, etc. A nossa luta é total e constante! (Fl 2.12). Não deixemos que o pecado mate a nossa esperança em Cristo Jesus! Pensando sobre a vida de Sansão, consideremos o fato de que Deus nos chamou para sermos abençoados e abençoadores. Portanto, vivamos com Ele e para Ele, para a Sua glória e para a nossa alegria!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: