terça-feira, 23 de novembro de 2010

PÕE EM ORDEM A TUA CASA

_ “Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR...”

Quando meu filho, Vander Wallace, era pequeno, houve uma ocasião em que fiquei muito aborrecido com uma de suas artes. Resolvi, aplicar-lhe um castigo especial: deixei de comunicar-me com ele por algum tempo. Quando me procurava eu saia de perto, não lhe respondia nada. Não precisou de muito tempo para que ele se sentisse arrasado pelo sentimento de abandono e rejeição. Então, no auge de seu desespero, em lágrimas, clamou: “Pai, me bate, mas fala comigo, por favor!” Então conversamos de homem-pra-homem... Foi maravilhoso abraçá-lo novamente. Era a alegria do reencontro, do perdão e da restauração da amizade quebrada.

Deus nos fala através do sofrimento, sendo que algumas vezes sentimos mais pela dor do silêncio de Deus do que propriamente pelos nossos problemas.

Precisamos atentar para o que a Palavra de Deus tanto nos alerta, como no texto acima, ao invés de fingir e fugir da realidade inevitável. Deus nos concita a “cair na real”, colocar em ordem a nossa vida, acertar o que precisa ser corrigido, endireitado; perdoar a quem ofendemos, amar mais e odiar apenas o pecado. Enfim, Deus nos manda (veja, o texto em momento algum faz um apelo para que o homem se decida a agir, Deus manda) exercer nossa responsabilidade de viver de maneira digna, correta, santa e agradável a Deus. O que nos faz pensar no que a Bíblia em outros lugares, tais como:

_ “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Ef 4.1).

_ “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hb 12.14-15). E como cada um de nós tem aprendido através do sofrimento!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: