“Está consumado”
4. Vemos aqui a realização da expiação.
Falamos acima de Cristo alcançando a meta da Encarnação, e da
consumação de sua missão na terra; o que foram tal meta e tal missão, a
escritura claramente revela. O Filho do Homem veio aqui “para buscar e salvar o
que se havia perdido” (Lc 19.10).
Cristo Jesus entrou no mundo “para salvar os pecadores” (1Tm
1.15). Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, “para remir os que estavam
debaixo da lei” (Gl 4.4). Ele foi manifestado “para tirar os nossos pecados”
(1Jo 3.5). E tudo isso envolvia a cruz. O “perdido” que ele veio buscar só
podia ser encontrado lá — no lugar de morte e sob a condenação divina. Os
pecadores podiam ser “salvos” somente por alguém tomando seu lugar e levando
suas iniquidades.
Aqueles que estavam sob a lei apenas podiam ser “remidos” por
um outro que cumprisse suas exigências e sofresse sua maldição. Nossos pecados
somente podiam ser “tirados” sendo apagados pelo precioso sangue de Cristo. As
demandas da justiça tem que ser satisfeitas: as exigências da santidade divina
tem que ser atendidas: o terrível débito em que incorremos tem que ser pago. E
na cruz isso foi feito; feito por ninguém menos que o Filho de Deus; feito com
perfeição; feito de uma vez por todas.
“Está consumado”. Aquilo para o qual tantos tipos apontavam,
aquilo para o qual tanta coisa do tabernáculo e de seu ritual prefigurava,
aquilo do qual tantos dos profetas de Deus tinham falado, estava agora
realizado. Uma cobertura para o pecado e sua vergonha — tipificada pelas
túnicas de peles com as quais o Senhor Deus vestiu nossos primeiros pais — foi
agora fornecida. O mais excelente sacrifício — tipificado pelo cordeiro de Abel
— fora agora oferecido. Um abrigo para a tempestade do julgamento divino —
tipificado pela arca de Noé — era agora providenciado.
O Filho unigênito e mui
amado — tipificado pelo oferecimento de Isaque por Abraão — já havia sido posto
sobre o altar. Uma proteção contra o anjo vingador — tipificada pelo sangue
derramado do cordeiro pascal — era agora suprida. Uma cura para a mordida da
serpente — tipificada pela serpente de bronze sobre a haste — era agora
aprontada para os pecadores. A provisão de uma fonte que dá vida — tipificada
pelo golpear de Moisés na rocha — era
agora efetuada.
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