sábado, 24 de julho de 2010

O MELHOR AMIGO

Dia 20/07/2010 recebi o telefonema de meu inesquecível amigo, Jair Afonso da Silva, cumprimentando-me pelo Dia do Amigo. Um presente de Deus essa comunicação! Louvo a Deus pela vida preciosa desse ilustre e querido amigo. Quantas lembranças preciosas retenho em meu coração dessa amizade. Conhecemo-nos ainda bem jovens, saindo da adolescência; ele com 18 e eu com 17 anos. Jair era o craque principal de muitos times; excelente quarto zagueiro, forte, viril, mas leal e correto em todas as suas atitudes, tanto dentro como fora de campo. Uma pessoa de rara sensibilidade e cordialidade com todos que primavam de sua amizade.

Os anos passaram, eu fui para o seminário, faculdade e, posteriormente, o pastorado em cidade distante. Ele formou-se em Biomedicina, fez pós graduação, exerceu a profissão de biomédico, lecionou em vários colégios, teve câncer (há 26 anos), foi curado (graças a Deus), aposentou-se... E contraiu uma grave enfermidade na coluna, a qual o levou à paralisia das pernas. Hoje, aos 65 anos, Jair se movimenta com dificuldade em sua cadeira de rodas. Contudo, jamais a nossa amizade se arrefeceu, apesar da distância que nos separa fisicamente; como também, jamais o meu amigo perdeu a fé e entusiasmo pela vida. E que vida!

Nessa conversa que tivemos, ele se referiu ao paralítico citado no evangelho de João (5.1-15), o qual estava enfermo há 38 anos, mantendo firme a esperança até ser curado e salvo por Cristo. Mencionou o caso daquele homem da Bíblia para justificar seu ânimo e confiança no Senhor da vida. Isto porque, segundo ele, muitas pessoas ficam admiradas pelo fato de vê-lo radiante e feliz, sem demonstrar revolta e amargura pelo seu estado físico atual, a despeito de suas limitações devido a enfermidade debilitadora; considerando, principalmente, o fato de ter sido ele um atleta vigoroso e saudável por tantos anos; um homem gentil e correto em todo o seu modo de viver.

Algumas pessoas não conseguem entender que alguém possa ser feliz e comunicativo, vivendo em tais circunstâncias. Mas aquele que tem paz com Deus, por meio de Cristo Jesus, consegue viver em paz consigo mesmo e em paz com as demais pessoas. E a paz, como disse um velho pastor, é alegria em repouso e a alegria é a paz a dançar.

Quando entregamos nossa vida a Cristo, ainda que a doença, problemas e adversidades nos atinjam, somos encorajados a continuar firmes, inabaláveis e resolutos, na certeza de que não estamos sozinhos e abandonados, jamais. Aquele que prometeu estar conosco todos os dias até o final dos tempos (Mt 28.20b) é fiel. A presença pessoal e constante do Emanuel (Deus conosco) nos conforta e nos anima a prosseguir até quando Ele mesmo determinar.

É interessante observarmos que ao escrever Fl 2:19-30, como quase todas as demais cartas, Paulo achava-se preso. E tanto nesta carta como em 2Timóteo, ele menciona o fato de que quase todos os seus discípulos haviam lhe abandonado;[1] exceto alguns valorosos servos de Deus, tais como Timóteo, Epafrodito e Onesíforo. Esses homens não haviam se contentado em visitar apenas uma vez ao amigo preso; mas eles eram incansáveis, perseverantes no cuidado para minimizar os sofrimentos e necessidades de Paulo. Se já era perigoso visitar um prisioneiro, imagine o quanto era arriscado continuar prestando serviço a um condenado?

Esses homens arriscaram perder a vida por amor a Cristo, através do serviço prestado ao apóstolo Paulo. Acrescento ainda um ilustre desconhecido, citado no Antigo Testamento, o qual muito me empressiona por sua postura de estrema amizade e consideração para com seu amigo, o rei Davi. Trata-se de Barzilai, um amigo de verdade.

Portanto, quero registrar aqui minha sincera gratidão a Deus por essas vidas tão preciosas, como a vida de Jair; de Jéssica, uma jovem de 22 anos, mãe de dois filhinhos, que está superando uma grave enfermidade.

Que o nosso Pai, Deus de toda consolação, o Pai das misericórdias, abençoe rica e abundantemente a todos quantos estão passando por lutas de desemprego, enfermidade e demais problemas. Rendo aqui meu tributo de gratidão a Deus por todos os queridos amigos e irmãos que estiveram ao meu lado durante todo o tempo de meu ministério pastoral, “homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11.38). Alguns, na sua singeleza e humildade, nem mesmo se nos dão a conhecer o quanto nos estimam e o bem tão precioso que nos proporcionam. Como Paulo, peço ao Senhor abençoar-lhes abundantemente. Que o Senhor lhes conceda misericórdia, a fim de receberem ainda nesta vida, se possível, os frutos do amor e dedicação que plantaram ao longo de suas vidas.

Louvo a Deus pela vida do Jair, assim como a vida de cada amigo que caminha ao meu lado na jornada terrena; os quais me estimulam e me encorajam a continuar vivendo e lutando, enfrentando os obstáculos da vida com determinação e louvor a Deus. São vidas preciosas que nos ajudam a valorizar o que temos recebido das dadivosas mãos divinas, saúde, família, amigos, companheiros, e, sobretudo, o melhor amigo, Jesus Cristo, Salvador e Senhor absoluto de nossas vidas; o qual sofreu, morreu e ressuscitou para nos dar vida, e vida em abundância. Isto é, vida significativa, frutífera, abençoadora.

Minha oração a Deus em favor de todos os amigos e amigas internautas a fim de que o Senhor conceda a cada um de nós Suas ternas consolações, semelhante as que Ele tem concedido ao meu amigo Jair. Assim, também, saúdo à casa do amado irmão que, de alguma forma, ainda que humilde e anonimamente, tem realizado a obra do Senhor de maneira a se identificar com tais homens! E que as nossas igrejas possam aceitar a orientação do apóstolo Paulo: “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Fl.2.29).

Que o Senhor nos abençoe a fim de que nossas atitudes possam influenciar e abençoar a muitos também. A Ele, pois, toda honra e toda glória.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Fl 2.20-21; 2 Tm 1.15; 2.17-18; 4.10-16

Nenhum comentário: