terça-feira, 20 de julho de 2010

ROMPENDO EM FÉ

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem” (Mc 4.35).

Durante todo o Seu ministério terreno, Jesus demonstrou claramente o poder de Deus através de Seus atos e palavras. Da mesma forma que exercia o poder sobrenatural em Suas ações, também revelava-o através de Suas ordens aos homens, propondo-lhes novos desafios e novas atitudes diante das circunstâncias. Em todos os casos podemos verificar que o poder de Deus se manifestou após ou em meio às turbulências da vida. Verificamos na Bíblia esta constância: Quando Deus quer abençoar alguém, Ele o conduz a um deserto árido, a uma enfermidade debilitadora ou a alguma dificuldade aparentemente intransponível, impossível aos homens, porém possível a Deus. Porque para Deus não há impossíveis. Seu poder excede todas as expectativas humanas.

Como disse Lutero, confiar na palavra de Jesus é a mesma coisa que crer em Deus pela Palavra. “Crer significa aceitar Deus em Sua Palavra confiável e assim reconhecer e honrá-lo como Deus. Fé é confiança incondicional em Deus, em Sua Palavra. Como nenhuma outra coisa uma pessoa pode honrar mais a Deus do que com a fé, pois pela fé tomamos a divindade de Deus a sério, pela incredulidade negamos a Deus como Deus. Não se pode desonrar a Deus em maior grau do que não crer nele... Somente a fé que confia incondicionalmente em Cristo, trata-o como Deus. Fé é esse relacionamento com Deus; e Deus é o único no qual podemos e devemos confiar. Quando o cristão acredita na palavra, ele tem Cristo consigo com o seu poder para vencer o pecado, o diabo e o medo da morte. Na verdade, a fé não se baseia na sua prévia experiência. É preciso manter a correta sequência de que a fé antecede a experiência. Devemos crer na palavra, mesmo quando experimentamos o contrário do que nos foi prometido, isto é, quando não temos nenhuma experiência prévia e, mesmo quando a experiência contradiz a palavra”.

Deus quer que seu povo conheça a Sua Palavra, tanto em seu contexto histórico como em sua aplicação e comprovação atual. O Senhor é o mesmo, Seu poder não se esgota, não acaba jamais. Mas a nossa falta de entendimento inviabiliza a experimentação do mesmo. A mensagem divina não requer apenas emoção e sentimento. Embora sejam indispensáveis àquele que busca a Deus tais atitudes. Mas não apenas isso, Deus quer que Seu povo O adore em “espírito e em verdade”, em “culto racional”. Culto com reflexão sincera, onde todo o nosso ser esteja envolvido: Emoção, razão, entendimento e a fé.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: