Os discípulos de Jesus  foram conduzidos através das adversidades para o cumprimento dos propósitos do Senhor para eles mesmos. Tanto caminhando sobre as ondas no Mar da Galiléia como repousando tranquilamente no barquinho prestes a naufragar, Jesus deixou claro que Ele está acima das dificuldades, problemas e circunstâncias da vida.
Ele é soberano sobre a natureza, sobre as intempéries da vida. Ele é Senhor  das circunstâncias, todas as coisas estão debaixo de Seus pés, sob o Seu controle. Portanto, descansemos na certeza de que nossas crises e tribulações são as oportunidades que o Senhor Jesus utiliza para aumentar a nossa fé e demonstrar o Seu poder. Ou seja, quando não sabemos o que fazer ou a quem recorrer, então é tempo de colocar a boca no pó, em oração persistente e em profunda contrição e humildade perante o Senhor.
Ainda que os ventos contrários e as ondas tempestuosas nos atemorizem, precisamos exercitar a nossa fé, na certeza de que o nosso Mestre continua conosco em meio à tempestade no mar da vida. Os discípulos de Jesus foram repreendidos porque se atemorizaram  com as forças contrárias.  Lucas descreve as palavras de Jesus assim: “Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?”[1] E a Bíblia Viva diz  assim: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” 
E nós, como temos enfrentado os ventos contrários e as intempéries da vida? Deus está no controle, mesmo quando parece que o  barquinho de nossa vida está indo  à deriva, sem rumo e sem direção. Mesmo quando parece que Deus se ausentou de nós, ou que  esteja dormindo, quando enfrentamos as tormentas da vida. Ainda que o diabo e o mundo façam tudo para  nos persuadir de que estamos  perecendo sem o amparo, proteção e cuidados especiais do Senhor, precisamos continuar  crendo que, de fato, Ele é fiel sempre, e jamais  desampara aqueles que confiam nEle. 
Deus tem em Suas potentes mãos o controle do leme de nossa embarcação. Assim como tem, seguramente, a provisão necessária e suficiente para toda a nossa jornada, tanto aqui como para  a eternidade. A Bíblia  fala que o poder de Deus é suficiente e capaz  "para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" ([2]). Por essa razão, Paulo continua, no capítulo quatro dessa  carta, com um apelo para o testemunho ou serviço cristão:  "Rogo-vos, pois, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados" (Ef 4.1).  
Há um provérbio popular que diz: “Não há inverno que sempre dure, nem primavera que não  venha a seu tempo” É verdade! Levante a cabeça.
Eleve os seus olhos para o céu, e permita que o Senhor Jesus ocupe o seu vazio e endurecido coração. Deixe que Ele, o Senhor da vida, o que tem as chaves, determine a direção a seguir. Entregue a Ele o comando do “Ministério de Transporte”  de sua vida, isto é, sua caminhada terrena. Se Ele mandar esperar, tenha calma. Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é caminhar, ou navegar sozinhos, no crepúsculo do mar da vida. Se Jesus estiver conosco, o sucesso estará garantido, presente, vivo.
Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 8.25 a
[2] Ef 3.20
Nenhum comentário:
Postar um comentário