segunda-feira, 26 de julho de 2010

ONDE ESTÁ A NOSSA FÉ?

Os discípulos de Jesus foram conduzidos através das adversidades para o cumprimento dos propósitos do Senhor para eles mesmos. Tanto caminhando sobre as ondas no Mar da Galiléia como repousando tranquilamente no barquinho prestes a naufragar, Jesus deixou claro que Ele está acima das dificuldades, problemas e circunstâncias da vida.

Ele é soberano sobre a natureza, sobre as intempéries da vida. Ele é Senhor das circunstâncias, todas as coisas estão debaixo de Seus pés, sob o Seu controle. Portanto, descansemos na certeza de que nossas crises e tribulações são as oportunidades que o Senhor Jesus utiliza para aumentar a nossa fé e demonstrar o Seu poder. Ou seja, quando não sabemos o que fazer ou a quem recorrer, então é tempo de colocar a boca no pó, em oração persistente e em profunda contrição e humildade perante o Senhor.

Ainda que os ventos contrários e as ondas tempestuosas nos atemorizem, precisamos exercitar a nossa fé, na certeza de que o nosso Mestre continua conosco em meio à tempestade no mar da vida. Os discípulos de Jesus foram repreendidos porque se atemorizaram com as forças contrárias. ­Lucas descreve as palavras de Jesus assim: “Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?”[1] E a Bíblia Viva diz assim: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?”

E nós, como temos enfrentado os ventos contrários e as intempéries da vida? Deus está no controle, mesmo quando parece que o barquinho de nossa vida está indo à deriva, sem rumo e sem direção. Mesmo quando parece que Deus se ausentou de nós, ou que esteja dormindo, quando enfrentamos as tormentas da vida. Ainda que o diabo e o mundo façam tudo para nos persuadir de que estamos perecendo sem o amparo, proteção e cuidados especiais do Senhor, precisamos continuar crendo que, de fato, Ele é fiel sempre, e jamais desampara aqueles que confiam nEle.

Deus tem em Suas potentes mãos o controle do leme de nossa embarcação. Assim como tem, seguramente, a provisão necessária e suficiente para toda a nossa jornada, tanto aqui como para a eternidade. A Bíblia fala que o poder de Deus é suficiente e capaz "para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" ([2]). Por essa razão, Paulo continua, no capítulo quatro dessa carta, com um apelo para o testemunho ou serviço cristão: "Rogo-vos, pois, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados" (Ef 4.1).
Há um provérbio popular que diz: “Não há inverno que sempre dure, nem primavera que não venha a seu tempo” É verdade! Levante a cabeça.

Eleve os seus olhos para o céu, e permita que o Senhor Jesus ocupe o seu vazio e endurecido coração. Deixe que Ele, o Senhor da vida, o que tem as chaves, determine a direção a seguir. Entregue a Ele o comando do “Ministério de Transporte” de sua vida, isto é, sua caminhada terrena. Se Ele mandar esperar, tenha calma. Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é caminhar, ou navegar sozinhos, no crepúsculo do mar da vida. Se Jesus estiver conosco, o sucesso estará garantido, presente, vivo.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 8.25 a
[2] Ef 3.20

Nenhum comentário: