terça-feira, 27 de julho de 2010

SEGUE-ME

Pedro nega a Jesus

Lucas 22:
54 Então, prendendo-o, o levaram, e o introduziram na casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
55 E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
56 Entremente uma criada, vendo-o estar assentado ao fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.
57 Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
58 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
59 E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
60 E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
62 E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente

O apóstolo Pedro negou o Senhor Jesus com Palavras, gestos e atitudes diante dos homens por 3 vezes.
Pedro fracassou de forma retumbante naquilo que ele mais sabia, mais tinha se preparado, chegando a afirmar momentos antes ao Senhor que iria com Ele até a morte.
Lucas 22:33 Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.

A verdade é que a nossa natureza humana pode nos levar ao fracasso em algumas áreas de nossas vidas, mesmo naquelas que julgamos estar mais preparados para enfrentar os desafios.
Pedro não é exceção, outros discípulos também falharam em algum momento de suas vidas e eu e você também já falhamose corremos esse risco sempre.

Erramos com mais freqüência do que gostaríamos, caímos em contradições principalmente no que desejamos, seja em palavras, gestos, atitudes ou pensamentos, por mais que nos esforcemos para nos manter fiéis à Deus.

Quando não conhecíamos ao Senhor errávamos mais ainda, pois não pensávamos no seu amor, na sua Palavra e na sua vontade, mas depois que passamos a conhecê-lo imaginávamos que tudo seria diferente, pois o desejo de nosso coração é glorificá-lo em nossas vidas. Porém, mesmo assim continuamos errando.
Quanto mais conhecemos o Senhor e crescemos nas coisas espirituais mais descobrimos nossos erros e nossas falhas.
È a nossa natureza que nos trai, o impulso da nossa carne e os desejos do nosso coração tentam se sobrepor a vontade de Deus e nos impelem à queda, assim como Pedro, que naquele momento de desespero, de frustração com a vida, deixou-se levar pelo seu coração partido, decepcionado com suas expectativas em relação à prisão do Senhor Jesus.

Na verdade Pedro foi apenas como um de nós naquele momento, como eu e você, quando fracassamos em alguma coisa importante nas nossas vidas. Os motivos podem ser diversos, mas esses erros podem mudar a nossa maneira de nos relacionarmos com Deus.

Como Pedro, muitas vezes choramos amargamente diante do fracasso ou diante das nossas quedas, porque descobrimos logo que caímos e decepcionamos ao Senhor e então passamos a ter dificuldade de nos aproximarmos de Deus novamente.
Muitos se desviam e se afastam dos caminhos do Senhor exatamente por causa dos seus fracassos ou de suas quedas.

Enquanto vivermos aqui na terra corremos o risco de fracassar, de cair, de tomar decisões precipitadas, de tomar caminhos errados, atitudes que podem prejudicar aquilo que temos de mais precioso para nós: o nosso relacionamento com Deus.

Outro problema é que os nossos fracassos ou nossos erros ou nossas quedas normalmente nos levam a pensar que o Senhor não se interessa mais por nós, que não somos mais dignos da sua presença ou do seu amor, e por causa disso temos dificuldades de nos levantar, de nos aproximarmos Dele novamente e cabisbaixos não buscamos mais a sua intimidade como antes.

Ficamos um período fechado em nós mesmos, envergonhados, tristes, esperando que o tempo se encarregue de curar nossas feridas e nos ajude as nos fortalecer para seguirmos em frente.
Alguns conseguem mas outros não e isso faz com que o cristão passe a viver angustiado e triste, sentindo- que “não é mais e amado por Deus”.

Corremos o risco de achar que nossas orações não são mais ouvidas e que Deus não nos responde se oramos, seja por nós mesmos ou pelas pessoas que precisam da nossa intercessão.

Isso é um erro muito comum, pois não conhecemos o amor de Deus em sua profundidade, largura, altura e comprimento, isto é, na sua grandeza e extensão, e nos baseamos apenas no que pensamos e sentimos em relação ao Senhor.

Precisamos então aprender o que a Palavra de Deus nos ensina através do exemplo do fracasso do Apóstolo Pedro e aplicar isso em nossas vidas.
Pr. Valdir Marfim

Nenhum comentário: