terça-feira, 13 de julho de 2010

SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS!

Como veremos a glória de Deus, se a enfermidade já está deteriorando todo o nosso ser? Verás como, se há tanto tempo estamos orando e nada parece se alterar? Se temos orado e buscado ao Senhor confiantemente há tantos anos, e a nossa situação financeira vai de mal a pior? Como, se as portas daquele emprego tão acalentado continuam fechadas? Por que sofremos? Como devemos enfrentar o sofrimento? Como conviver com o sofrimento? Como podemos e devemos glorificar a Deus em meio ao sofrimento? Enfim, como reconhecer a atuação da soberana vontade de Deus quando as lágrimas teimosas e persistentes se recusam a nos deixar?

Eu não sei como haveremos de contemplar a manifestação da glória de Deus em meio ao caos existencial. Eu não posso determinar que aconteça a manifestação gloriosa conforme o meu ponto de vista, ou conforme a minha visão do que seja a glória de Deus no tempo e nas condições que eu queira... Mas eu preciso crer que essa manifestação é única e exclusivamente direcionada e determinada no tempo e da forma como Deus quer. É claro que Ele é capaz de “fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.[1]


Porém, precisamos crer e compreender que, ainda que o poder para agir da forma como achamos que deve ser esteja com Ele, ainda assim, precisamos enfatizar que o Seu poder não está sob o nosso controle e vontade. Paulo disse: “conforme o seu poder que opera em nós”, mas não que o seu poder é operado, manipulado, por nós. Ele, o Senhor, é quem opera em nós, no tempo e da maneira como Ele ([1]).


O Senhor Jesus disse à Marta, irmã de Lázaro: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”.[1] Maria e Marta não conseguiam entender o que o Senhor estava fazendo, nem mesmo o que dizia. Ambas lhe disseram: “Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. É como se dissessem: “Senhor, nós não entendemos porque demoraste tanto em nos atender. Nós clamamos pela tua misericórdia. Não entendemos como pudeste deixar que a dor e o sofrimento consumissem nossas vidas, quando a tua presença poderia ter impedido tudo isso...

Por que não vieste antes, quando ainda era possível haver um milagre? Agora é tarde demais, pois ele já está morto há quatro dias!” Porém, Jesus não chegou atrasado. Ele nunca chega atrasado, e tinha para elas uma grande resposta: “Vocês podem não entender agora, mas eu não lhes disse que se cressem, veriam a glória de Deus?”

Quantas vezes ficamos perplexos diante das coisas que nos acontecem! Talvez estejamos dizendo: “Eu não entendo porque Deus permitiu que meu ente querido fosse levado tão cedo! Não entendo porque a aflição tem me açoitado de maneira tão intensa! Não entendo porque só eu sou tão sacrificado dessa forma! Não entendo porque as bênçãos de que eu tanto necessito estão demorando tremendamente para vir!” Nem eu nem você entendemos claramente todas as coisas que nos acontecem. E jamais compreenderemos tudo nesta vida.


Não podemos entender todos os caminhos de Deus, todas as maneiras como Ele dirige a nossa vida. Na verdade, Deus não espera isso de nós, assim como não esperamos que nossos filhos entendam tudo o que lhes fazemos. Queremos apenas que eles confiem em nós. Assim, também, Deus quer que confiemos inteiramente nEle e um dia veremos a Sua glória. Tudo quanto Deus determina visa a Sua glória em nossas vidas. E também, em última instância, tudo coopera para o nosso bem. E esse bem não nos compete escolher, nem determinar, ou ordenar. Ele, o Senhor, sabe o que, realmente, há de se constituir num bem maior e mais significativo para cada um de nós. Ele nos ama com amor soberano. Aleluia!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Jo 11.40
[1] Mt 11:27; Jo 5:21
[1] Ef 3.20

Nenhum comentário: