terça-feira, 3 de março de 2009

O PAI QUE CHOROU TARDE

_ “...Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!"[2]

Depois de uma longa e cansativa caminhada, fugindo do confronto com Absalão, Davi chegara, por fim, ao momento mais cruciante: o confronto com o filho morto. Uma separação prematura, eterna e irreversível. Se não bastasse as perdas anteriores: a morte de seu primeiro filho com Bate-Seba, fruto do pecado; depois a morte de Amnon, assassinado a mando de Absalão. Agora o próprio Absalão. E mais tarde seria Adonias, também morto precocemente. Que tragédia, que dor para o coração sofrido de um pai! Um filho, uma herança preciosa, riqueza insubstituível... Quantas promessas frustradas, quantas esperanças sufocadas! Fico a imaginar a dor no coração de um pai, cujo filho já se foi de forma tão trágica e prematura. Além da trágica lembrança, há um tremendo desgaste em conseqüência da culpa e do remorso pela desastrada influência de uma vida de pecado. Acompanhemos, pois, com muita atenção e seriedade, os motivos do choro amargo de Davi, a fim de evitarmos as mesmas falhas em nossa experiência como pais:

Chorou tarde por causa do pecado

O pecado, quase sempre, deixa marcas indeléveis, conseqüências danosas. Como cobra venenosa, deixa seqüelas profundas, algumas irreversíveis. Depois do ato consumado com Bate-Seba, Davi foi confrontado com a seriedade do pecado, através do profeta Natã. Não procurou desculpar-se, esconder sua culpa ou transferir responsabilidade, como é comum a tantos, a começar de Adão. Humilhou-se, chorou amargamente e confessou sua culpa diante do Senhor. E, sem dúvida, Deus o perdoou completamente, revigorando-lhe a fé e a alegria da salvação. Porém, as seqüelas ficaram, inevitavelmente. Até porque, um filho não se substitui jamais. Marcas dolorosas, as marcas do pecado! Muitos pais estão correndo o mesmo risco ainda hoje.
Na segunda guerra mundial se dizia: “Conversas descuidadas custam vidas..." Podemos Acrescentar: “E vidas descuidadas custam conversas... e muita tristeza”.

Davi chorou tarde por causa da omissão
a) – Omissão na disciplina dos filhos
Depois do problema de Amnon com Tamar, não percebemos qualquer referência bíblica sobre uma atitude exemplar e disciplinar da parte de Davi para com o erro daquele filho. Tão pouco, também, quanto à reação de Absalão. Davi não esboçou qualquer reação para coibir a revolta dos demais filhos para com Amnon. Simplesmente, há um silêncio completo quanto ao assunto no texto bíblico. Porém, ainda que não haja referência quanto ao assunto da disciplina familiar, todos sabemos o quanto é difícil para se exercer a correção e disciplina quando nos encontramos em pecado e com culpa no coração.
b) – Omissão no perdão completo
_ "Então disse o rei a Joabe: eis que faço o que pedes: vai, pois e faze voltar o mancebo Absalão".[3]
Depois dessas palavras, como que envergonhado pela "fraqueza" do perdão, completou: "Disse o rei: Torne ele para sua casa, mas não venha à minha presença... Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, sem ver a face do rei".[4] Perdão incompleto não é perdão. Parece, mas não é. É como a verdade, não se pode dizer que uma meia-verdade seja uma verdade absoluta. Logo, assemelha-se à mentira. Assim é com relação ao perdão, não basta uma simples predisposição, ou uma tendência para o perdão. Começa com a vontade deliberada, mas precisa evidenciar-se em ações positivas, concretas; através do fruto do perdão. Perdoar não é tão fácil como se imagina. Davi chorou tarde porque demorou-se a conceder o perdão na sua plenitude. Não soube aproveitar as grandes oportunidades que Deus lhe deu para achegar-se ao filho, cativá-lo novamente, demonstrando-lhe afeição paternal, companheirismo, aceitação... Perdeu seu filho, como um pedaço da própria vida.

c) – Omissão ao diálogo
_ "Disse, pois, Davi, a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque doutra forma não poderemos escapar diante de Absalão".[5]
Quantos pais hoje estão chorando pelo mesmo motivo: falta de diálogo, comunicação com os filhos!
Se a sua história se assemelha a esta, volte-se já para o Salvador. Confesse a Ele suas culpas e pecados e procure acertar sua vida com seus filhos. Ajude seu filho a ser um herdeiro do reino eterno. Um cidadão do reino de Deus. Um filho do Rei dos reis. Procure-o já, ou volte pra ele. Mas, principalmente, acerte-se com Deus enquanto é tempo; e que Ele o abençoe.
Não podemos nos esquecer de que “bons pais não são aqueles que se preocupam para que nada falte aos filhos, mas aqueles que não faltam como pais”.[6]




Pr. Vanderlei Faria
Visite nosso Portal: www.midiasound.com
Ou acesse nosso Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
[1] 2 Sm 11.1-27
[2] 2 Sm18.33b
[3] 2 Sm 14.21
[4] II Sm 14.24, 28
[5] 2 Sm 15:14 a
[6] Marulanda, Angela – O Desejo de Crescer Com os Filhos, p. 36 – Ed. Sinodal

Nenhum comentário: