segunda-feira, 2 de março de 2009

ONDE ESTÁ O VOSSO TESOURO?

_ “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc 12.33-34).

Todos nós temos um tesouro na vida. Mesmo os mais pobres têm alguém ou alguma coisa que se constitui no seu tesouro, sua preciosidade, sua razão de viver.
Quando não há nada nem ninguém de fora, então a pessoa se constitui no seu próprio tesouro. Aliás, a vida que Deus nos deu, de certa forma é nosso bem maior, o dom da vida.
Assim, Jesus diz que nosso coração, inevitavelmente, vai se inclinar, se apegar apaixonada e prioritariamente para aquele foco central de nossa vida.
À vezes, como Abraão, nosso Isaque, filho ou filha, é o tesouro de nossa vida. E de fato os filhos são-nos preciosos. Por eles damos a nossa própria vida.

Lembro-me de uma reportagem recente em que uma mãe aflita pulou num poço fundo sem saber nadar, para salvar a vida de seu filho. E conseguiu, tanto salvar o filho como a si própria.
Sem dúvida alguma algo muito próprio das fêmeas que tudo fazem, até o sacrifício pessoal se preciso for, para salvar ou proteger sua cria. Isto é fruto de amor maternal, dado por Deus. E não podemos censurar um pai ou uma mãe por esse desvelo e carinho para com seus filhos. No entanto, Jesus havia dito que aquele que não aborrece, ou não renuncia pai, mãe, mulher ou filhos, por amor a ele, não é digno dEle.

Ora, isso parece um contra-censo, dizer que precisamos “renunciar, ou aborrecer” alguém a quem tanto amamos, a quem tanto admiramos e por quem tanto agradecemos a Deus; exigir-se que se renuncie a este amor parece, à primeira vista, um exagero do Senhor para com aqueles que desejam segui-Lo. Mas Jesus não usa meias palavras, não fala figuradamente, nem ilustrativamente nesse caso. Ele diz claramente que não há meio termo diante da opção de segui-Lo. Ou Ele é tudo para nós ou não é nada em nós.

Ore a Deus para que outros alcancem esse entendimento e para que o Senhor lhes conceda o arrependimento e a fé para serem salvos. Enfim, que eles sejam alcançados o mais rápido possível com a graça de Cristo. Não importa se na igreja A ou B. Mas, que Cristo habite naquele coração, libertando-o do pecado, do diabo e da morte eterna no inferno. Isso é o que de fato é relevante, importante, essencial e urgente. Pense nisto! Pense já!

Pr. Vanderlei Faria

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIAVisite o Portal: www.midiasound.com

Nenhum comentário: