quarta-feira, 18 de março de 2009

VOCÊ É UM VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS?

Texto Base: Lc 9,23-27

Quando as pessoas lhe perguntam para vc qual a sua religião, o que vc responde? Parece-me que as pessoas à nossa volta estão preocupados quanto a nossa religião e pouco interessadas quanto à nossa espiritualidade.

Religião é a tentativa do ser humano religar algo que foi perdido... reconstruir um relacionamento que foi rompido... restaurar a imagem de Deus que foi ofuscada pela queda. Nos dias atuais há uma grande diversidade de rótulos dentro do cristianismo. Há católicos, católicos carismáticos, evangélicos, crentes, cristãos, pentecostais, neopentecostais. Enfim, como vc prefere ser chamado? Cristãos foi a forma como os habitantes de Antioquia chamaram os discípulos de Jesus (At 11,26).

Se hoje, gostamos de sermos chamados de cristãos é porque preferimos seguir a classificação da nossa sociedade. Mas, veja como Jesus classifica os seus seguidores: discípulos. O que é um discípulo? Basicamente significa "ir atrás" ; em outras palavras é um aprendiz que segue o seu Mestre, alguém que tem uma grande afinidade com o seu Mestre.

Jesus convida homens, mulheres, jovens adolescentes, crianças para serem os seus seguidores, o que ele exige para alguém ser seu discípulo, seu aprendiz: negue-se - autonegação; tome a sua cruz: disposição para se necessário for até mesmo morrer por amor a Deus.

Quais implicações que essas coisas tem em nossa caminhada cristã? Quais as características básicas de alguém que é discípulo de Jesus? Falando claramente: vc é um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo?)

Seguir a Jesus envolve lealdade. Somos discípulos de Jesus, Ele é o nosso grande Mestre. As religiões da atualidade também tem os seu mestre, ou gurus. Quando algum aprendiz se achega ao seu Mestre a intenção é chegar lá também, ser um instrutor das verdades espirituais que aprendeu, muitos aprendizes tem o desejo de chegarem a posição de Mestres.

O chamado de Jesus é diferente das religiões da atualidade, pois há espaço somente para os aprendizes, para os discípulos, há vagas para o discipulado somente. No seguimento de Jesus não há espaço para mestres, pois todos somos aprendizes, todos são chamados a ser discípulos, aprendizes da sua vontade para a nossa vida.

Em Mt 10,24 e 25 nos lança luz quanto a esse tema, pois diz: o discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como o seu senhor. O texto é claro: o discípulo tem os seus olhos postos em Jesus, no Mestre.

O objetivo dos discípulos é buscar reproduzir os ensinos do Mestre... o nosso alvo deve ser Cristo... buscar ser semelhantes a Jesus.O discípulo jamais está acima do seu mestre, pois somos todos chamados a sermos servos. Quando os nossos olhos estão postos no alvo, quando o nosso discipulado for assumir a nossa condição de servos diante de Jesus e das pessoas à nossa volta seremos leais ao valores do Reino de Deus, leais à Palavra de Deus. O que significa ser leal a Jesus Cristo?

Quando somos sinceros, íntegros diante de Deus, quando não precisamos disfarçar, esconder o que somos ou praticamos. Lealdade inclui sermos compromissados com Jesus Cristo e com a sua causa... praticantes da Palavra de Deus... o reflexo de Cristo em todos os lugares em que vamos e estamos.Seremos discípulos leais quando a autonegação estiver presente em nossa vida... tivermos disposição em ser for necessário padecer as dores que inclui ser seguidor do evangelho de Cristo.ii) Seguir a Jesus exige conversão diáriaEstá na moda ser crente.

Há muitas pessoas que crêem em Deus... haver um Deus somente. Há algo errado nisso, não! Por outro lado, Tg 2,19 diz que ser crente não quer dizer nada: crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem. Jesus não veio nos chamar a sermos crentes, Ele veio nos chamar ao discipulado. .. ao envolvimento. .. ao relacionamento diário. Muitos se dizem ser seguidores de Jesus, mas não estão dispostos a obedecer aos seus ensinos. Muitos estão dispostos a obedecer aquilo que julgam convenientes.

Ser discípulo de Jesus envolve um compromisso sério com Ele... obediência absoluta à sua palavra. Muitas vezes passamos por situações dramáticas em nossa vida porque não queremos nos dobrar a vontade de Deus. Na vida cristã estamos constantemente chamados a um compromisso sério com Deus... passando por provações, pois Deus espera que sejamos aprovados. Para vc ser aprovado é necessário conversão diariamente. Conversão aos propósitos divinos... planos divinos para a nossa vida. Para sermos seguidores fiéis a Jesus Cristo devemos deixar de lado todas as coisas que nos atrapalham e nos dificultam em avançar na caminhada cristã... temos de nos apresentar diariamente como sacríficios a Deus, pois somente assim seremos transformados, renovados.iii)

Seguir a Jesus envolve unidade O que é a Igreja? Aprendemos que a Igreja é o Corpo de Cristo. Assim, quantos corpos há na Igreja? Um corpo somente, apesar dos membros serem variados! O que faz um membro pertencer a um determinado corpo? Estar ligado a um determinado corpo. Através desse ensinamento do Apóstolo Paulo aprendemos que a unidade é um objetivo a ser buscado pela Igreja de Jesus Cristo. Aliás, Jesus quer a unidade dos seus discípulos.

Em Jo 17,20-23 Jesus ora exclusivamente em prol da unidade do corpo de Cristo.Aqui Jesus nos ensina que a unidade é algo que Deus deseja para a vida dos seus discípulos e para a vida da sua Igreja. A unidade dos discípulos tem um impacto evangelístico enorme, pois é através das nossa unidade que iremos testemunhar a unidade do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.É através da nossa unidade como discípulos que o mundo crê em Deus.

A unidade não é imposta por decreto humano, não dá para impor uma lei que a partir de hoje a unidade será uma constante em nosso meio, pois a unidade é algo que é construída pela união dos discípulos ao redor de Cristo primeiramente, ao redor dos irmãos.

Quando nos aproximamos de Cristo, Ele nos faz aproximar dos nossos irmãos também. Divisões no corpo aparecem quando nos distanciamos de Jesus Cristo. Ser discípulo de Jesus envolve trabalhar em favor da unidade entre os membros do corpo de Cristo... o nosso compromisso com a mensagem da Palavra de Deus... conversão diariamente quando somos confrontados pelas Escrituras Sagradas.

O verdadeiro discípulo de Jesus fará sempre a vontade do nosso bom Mestre. Sejamos todos verdadeiros discípulos de Jesus.

Pr. Sérgio Coutinho de Almeida

Nenhum comentário: