quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AINDA HÁ ESPERANÇA

Há muita gente que, mesmo tendo convicção de que estão perdidas em seus pecados, se tornam arredias e se precipitam para a morte. São aquelas pessoas que insistem em arrumar seus próprios caminhos de salvação. Seguindo seus instintos pessoais, ou seus gurús humanos, pecadores e perdidos como eles. Outros procuram empanar suas próprias consciências através de paliativos religiosos sacramentais, ritualísticos. Outros, ainda, continuam com seus intentos suicidas. Talvez raciocinem: “Os meus pecados são tão terríveis e imperdoáveis que não há mais qualquer esperança para mim. Nem mesmo Deus poderá perdoar-me. Tudo está desgraçadamente perdido. Tudo... Joel profetizou: “multidões, multidões no vale da decisão!” (Joel 3.14).

Milhões de pessoas no vale da decisão. Na rua da amargura, buscando bênçãos passageiras, paliativos humanos para problemas divinos, espirituais. Ao contrário, o verdadeiro cristianismo proporciona a bênção real do céu, salvação eterna, que começa aqui na terra; causa mudança de vida, mudança de direção. Multidões de indecisos, confusos, perdidos, confiando suas almas, sua paz eterna, nas mãos de homens perversos, ímpios, enganadores. Buscando bênçãos efêmeras, temporárias. Porém, a única bênção que satisfaz completamente é Jesus (Jo 7.37 b; 38; 8.12, 24).

Quando Jesus conversou com a mulher samaritana, ela se entusiasmou com a possibilidade de ser abençoada com algo passageiro: água potável em grande quantidade, sem o trabalho sacrificial diário. Jesus, porém, fê-la despertar para a bênção maior: “Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é que te diz: Dá-me de beber, tu lhe teria pedido e ele te haveria dado água viva” (Jo 4.10). Jesus é a Única Esperança! Não a esperança enganadora da jogatina dos exploradores da fé, ou da crendice popular. Infelizmente o nosso povo é alimentado espiritualmente por essa falsa esperança. Milhões de patrícios nossos a cada semana tornam-se mais miseráveis, jogando suas parcas economias, o sustento de seus filhos, na vã esperança de se tornarem milionários, como num passe de mágica. Querem as bênçãos do Senhor, mas não o Senhor das bênçãos. Alguns são enganados, outros se iludem espontânea e propositadamente.
O fato é que há muita distorção e ignorância a respeito das bênçãos do Senhor. Por tudo isso, muitos já se quedaram, vencidos, derrotados, decepcionados e amargurados. Tornam-se arredios, desconfiados e revoltados. Como o salmista escreveu: “Eu dizia na minha precipitação: todos os homens são mentirosos” (Sl 116.11). Tornam-se críticos ferinos. Levam a vida reclamando, praguejando, agredindo e chorando. Diante desse quadro aterrador, qual a nossa esperança? Qual a saída? Qual a sua opinião sobre isso? Você já está salvo? Como você está reagindo diante das circunstâncias perigosas? Se você já perdeu toda a esperança diante dos infortúnios da vida, volte-se para a solução de Deus. Como fez o carcereiro que foi movido a procurar a solução certa: Salvação, vida eterna em Cristo Jesus. Ou, se você está salvo, mas passa por opressões, continue como Paulo e Silas, orando e adorando ao Senhor, a nossa única esperança! Sim, ainda há esperança. Aleluia!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: