domingo, 14 de fevereiro de 2010

OUVI E ATENTAI

_ “Ouvi e atentai: não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou” (Jr 13.15).

Esta é a oitava vez neste capítulo que o autor faz referência à voz de Deus. Nas três primeiras, Deus dá uma ordem para que Jeremias:

(a) Compre um cinto de linho para que ele mesmo o use, sem molhá-lo.

(b) Que ele esconda o cinto numa fenda da rocha (vs.3-5).

(c) Finalmente, que ele pegue o cinto que havia sido escondido (vs.6-7).
Na quarta vez a palavra do Senhor veio a Jeremias em forma de uma aplicação da ilustração do cinto que fora enterrado e que havia apodrecido. É uma palavra que poderia dizer como os discípulos de Jesus anos mais tarde: “Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” (Jo 6.60). Na verdade, a mensagem profética, como a mensagem de Jesus, se aplica perfeitamente aos dias atuais.
É interessante que, pelo que nos diz o Senhor no v.11, toda repreensão, ou disciplina divina, visava levar o povo ao entendimento e à comunhão com Ele. A disciplina divina é fruto do amor de Deus para levar-nos de volta ao Seu aconchego; como nos diz o Senhor através do escritor de Hebreus: (Hb 12.4-13).

Deus nos disciplina porque nos ama e quer se relacionar conosco. Nos disciplina porque Ele nos trata como filhos. O texto, em seguida, procura despertar o povo de Deus para um arrependimento sincero. Assim o Senhor continua falando a respeito do castigo que estaria por vir devido à incredulidade e idolatria do Seu povo.
Na sexta vez (v.13) o texto se assemelha ao que nos diz o Senhor em Rm 1.18-32; quando o Senhor diz por três vezes que, devido a sua rebeldia e incredulidade, Ele, o Senhor, os entregaria à imundície, às paixões infames e que “Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes”.

Devido ao coração endurecido do povo, “Deus os entregou a si mesmos”, às suas paixões desenfreadas e torpes. E, se Deus não tiver misericórdia de alguns, ninguém se salvará dessa situação corrompida de pecado. Se o Espírito Santo não os convencer do pecado, da justiça e do juízo, ninguém será salvo.

Se o povo não se voltar para Deus, clamando pelo socorro divino, a situação tenderá para o pior. O texto é enfático: “Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que eu encherei de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e aos reis que se assentam no trono de Davi, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os habitantes de Jerusalém” (Jr 13.13).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: