segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CRISES: OPORTUNIDADES PARA CRESCER

Muitas vezes falamos de nossas crises usando outras palavras: prova, provação, adversidade, dificuldade, aperto, aperreio, aflição, consternação, tormento, sofrimento, tribulação, padecimento, derrota, fracasso e termos semelhantes. As nossas crises têm origem em fatores bem conhecidos:

1º. Decisões erradas que nós mesmos tomamos e que resultam em crises.

2º. Decisões erradas de outras pessoas que acabam nos afetando e gerando crises.

3º. Enfermidades.

4º. Desastres, calamidades, intempéries.

5º. Crises de outras pessoas que nos fazem sofrer por solidariedade.

Como evitar por antecipação que as crises surjam em nossa vida:
1º. Pautar nossas decisões pela Palavra de Deus.
2º. Administrar nossas economias com sabedoria.
3º. Zelar pela nossa saúde: Alimentação adequada, sono suficiente, trabalho e estudo dentro dos limites da resistência física, busca de assistência médica.
4º. Manter nossos relacionamentos com humildade, amor, honestidade, verdade.
5º. Viver dentro de uma atitude de otimismo e valorização da vida.

Como enfrentar as crises que nos sobrevém apesar das precauções que tomamos.
1º. Não fuja da crise. Encare-a de frente. Estude-a sob todos os ângulos. Não se deixe tomar pelo desânimo. Nenhuma crise é maior do que o poder de Deus.
2º. Leia mais a sua Bíblia e ore mais. Busque a Deus, espere em Deus. Confie no que a Bíblia diz em 1 Coríntios 10.13: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape para que o possam suportar”.
3º. Louve! Louve a Deus pela vitória que ele vai lhe dar. Paulo diz: “Em tudo dai graças”. Deus usa nossas crises pessoais para nos mostrar que ele nos ama e nos dá a vitória. Deus não nos manda crises. Tiago diz que Deus a ninguém tenta. Mas as nossas tribulações podem ser usadas pela pedagogia de Deus para nos ensinar verdades que de outra maneira não aprenderíamos.

Não somos exortados a dar graças por tudo, mas em tudo. Não posso agradecer a Deus pelo meu pecado, mas posso dar graças pelo perdão.

Você não pode dar graças a Deus pelos seus erros que resultaram em crises em sua vida, mas pode agradecer porque a tribulação de hoje pode ser usada por Deus para prepará-lo para provações maiores que poderão vir no futuro.

4º. Pergunte a Deus como essa crise pode ser abençoadora na vida de outras pessoas.
Primeiro, pelo testemunho da sua confiança em Deus no meio da tribulação.
Segundo, pelo aprendizado que o capacitará para ajudar outros para que não venham a cair nessa provação e, se caírem, possam contar com sua ajuda para obterem a vitória.

5º. Finalmente, olhe para o futuro. Encare a Glória com esperança porque a Palavra de Deus diz que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Deus não nos permite ser provados na terra para desejarmos o céu, mas é confortador saber que um dia estaremos no lugar onde Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima.

Ao atravessar uma crise, você pode perguntar: “Onde está Deus?” Deus está onde sempre esteve: Bem ao seu lado, sempre ao seu lado para ajudá-lo, esperando que você confie nele e a ele se submeta para que ele possa lhe dar a vitória.

JOÃO FALCÃO SOBRINHO

Fonte:

http://www.ojornalb atista.com. br/index. php?option= com_content&task=view&id=1914&Itemid=33

Nenhum comentário: