terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AMIGOS QUE SALVAM

Um dia, Jesus estava ensinando; ao seu derredor, estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galileia, Judéia, e Jerusalém..., E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele. Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus. (Lucas 5, 17-26).

Esta história fala de milagre, de amizade, de cura, de iniciativa. Sempre que falamos da volta de Jesus pensamos nos nossos familiares e amigos que ainda não tiveram um encontro com Jesus. Penso nos meus amigos que já fizeram parte da família cristã e que se afastaram. Amigos que foram mundo afora em busca de sonhos próprios. E, muitas vezes, não sabem voltar e com a distância nem tem como voltar.

Algum tempo atrás a igreja fazia um programa chamado Reencontro, algumas ainda fazem esse programa. Sempre me incomodou o fato de que para ilustrar o reencontro fosse utilizada somente a história do Filho Pródigo.

Não que não se trate de um reencontro. Mas é um encontro diferente. Ninguém foi lá convidá-lo a voltar. Acho esse encontro também registrado em Lucas mais adequado ao evangelismo. Os personagens envolvidos mostram o poder da lei de Deus como Jesus a resumiu. “Amar o Senhor acima de todas as coisas e o meu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 37 a 39).

Quando encontramos pessoas que nos levam até Jesus, o milagre acontece. Tem pessoas que se acham auto-suficientes, acham se capazes de resolver tudo e, se não for desta forma, carregadas pelos amigos, dificilmente irão procurar ajuda.

Tem aquela historinha do homem que estava na estrada, parou o trânsito, cheio de orgulho falou para o seu amigo passageiro, dá licença, dá licença, sou parente da vitima, chegou lá a vitima era um jumento.

Mentira trás constrangimento. Tem gente que se aproxima nas horas de tristeza para fazer média. Que ilusão Jesus conhece o coração. Não adianta ficar chorando na hora da morte, vestir de preto ou ir ao cemitério por curiosidade. Quando Cristo fala em chorar com os que choram, ele está falando de misericórdia, empatia, relacionamento, amor.

Amigo que sente é presente. Escrever essa frase me doeu. Por que já fui mais presente na vida de meus amigos. Claro que sofro de um dos grandes problemas do século. Não consigo encontrar tempo para abraçar todos os meus amigos. E me comovo e fico com saudade dos sorrisos e abraços que já fizeram parte da minha vida. Alguns, a vida levou para longe; outros, não foram levados pela vida dormem no Senhor. Mas existem outros que nem sei por onde andam.


É neste momento que retorno a história do paralítico. Os quatros amigos queriam subir no telhado para levar o paralítico até Jesus, imagino que Jesus estava vendo aqueles quatro trazendo o paralítico, Ele deveria está olhando com grande admiração.

A cena em alguns momentos tem até sua graça. Os amigos tentaram pela porta. Pediram licença, puxaram empurraram. Se fosse hoje talvez eles também não conseguissem trazer o homem na presença de Deus. Quem sabe um diácono zeloso iria impedir, ou, mesmo algum dos anciãos iria bloquear a passagem – preocupado com segurança do ambiente.

Tem sempre um zeloso que, em vez de prestar atenção na mensagem, fica querendo colocar ordem. Imagina esse diácono na igreja que Jesus ia pregar. Ele ficaria doidinho. Gente chegando, sem lugar para acomodar. Gente suja, curiosos, gente indiferente, menino correndo. Gente falando alto, sem educação. Gente melindrosa, gente que tava passando na rua. Seguidores de Cristo, gente em busca de cura.

Era muita gente. A igreja, a sinagoga não cabia mais ninguém. Se o ministério de Cristo fosse estático, teriam que construir um templo enorme. Jesus gostava de movimentar-Se e se ficasse parado numa igreja o irmão diácono, aquele ultra-zeloso dentro do templo, ficaria com a pressão alta.

Jesus tinha paciência por que sabia que pessoas estavam necessitadas. Algumas vezes os que cercam Jesus acabam por espantar e até afugentar corações sinceros. Jesus um dia pediu para os discípulos não impedirem as crianças.

Neste episódio, Jesus ficou apaixonado com os quatros amigos que levaram o paralítico até Ele; por isso precisamos estar cercados de pessoas que nos levem até Jesus. Precisamos ser amigos que levam as pessoas a Jesus.

Tem pessoas que quando ficam doentes, são verdadeiros coitados, ficam destruídos e abatidos. Saiba você não é um coitado, você é filho de Deus. Uma das perguntas que Jesus faz para todos os doentes é: “queres ser curado?”

Algumas vezes a cura externa vem depois da cura interna. Para entender a necessidade da salvação. Doença não vem de Deus, nunca! Por que Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Tem pessoas que querem se beneficiar da doença – como na história da mulher com fluxo de sangue relatada em Marcos 5: os médicos levaram todas as economias daquela senhora. Toda doença dói, toda dor exposta dói mais ainda.

Não devemos nos acercar de pessoas que nos levem a nós mesmos, essas são pessoas que satisfazem as nossas vontades, isso não acrescenta nada em nós. Tem um grupo de pessoas que se aproxima de nós na hora da doença, chega e diz me dá um dinheiro, mais quinhentos reais, dai tudo dá certo vou orar pela sua libertação.

Outros vêm com cerimônias orar um número de dias e andar de joelhos por escadarias intermináveis levando uma cruz. Queimar roupas, ir a algum local de cirurgias espirituais... Cuidado, Deus faz milagre, não faz show! Estão ensinando por aí que devemos receber passe, daí vamos “receber um passe, passa a mão, resolve, sarou, sara a doença de criança, doença de criança se cura com um beijo, beijou sarou, ou doença de namorado, sente dor no ombro, da um beijo, sarou”...

Isso faz lembrar um fato engraçado: No ônibus tava um casal; ela tava com dor no ombro, ele beijou o ombro e ela disse: “Sarou!” Mais tarde, ela se queixou de dor no pescoço; ele a beijou no pescoço e ela, de novo, disse: “Sarou!”

Tinha um gaiato do lado observando tudo. Lá pelas tantas, ele perguntou:
– ô curandeiro, com os seus beijos você não cura frieira também não?

Se você tem amigos, parentes, pessoas que você ama que precisam de cura. Leve-os a Jesus. Às vezes é preciso abrir a ferida e lavar lá dentro. Isso dói. Mas se não for lavada a ferida pode apodrecer e ficar pior. Se você tem amigos que estão deprimidos, paralisados diante da vida. Pegue-os no colo, mas leve-os a Jesus. Ajude-os a lavar as feridas.

Jesus não cobrou do paralítico, Jesus é fantástico, Ele é espetacular; o doente não consegue nem orar.... Jesus olha a fé dos quatro que levaram o doente até Ele. Ache um grupinho de quatro pessoas que tenha fé e que sejam capazes de levar você até aquele que é capaz de lhe curar! Pessoas que podem orar com sinceridade.

A fé é saber aonde levar o doente para curá-lo, aí o milagre acontece; talvez não aconteça como você espera, mas leve até Jesus, vai acontecer como você precisa.

Queremos ver nossos amigos no Céu, mas não queremos carregá-los nos colo. Nós estamos querendo milagres fáceis, que resolvam os problemas sem que precisemos nos envolver.

Reúna um grupo de amigos e vá buscar os problemas, busque também os seus queridos traga-os na presença de Jesus. Apresente os problemas ao seu Deus e acredite Ele é maior do que todos os problemas!

O milagre é fruto do ordinário, e não do extraordinário, é fruto do esforço. Quantas horas levaram esses quatros amigos anônimos para produzir esse milagre? Se levarmos nossos amigos a Jesus, eles serão restaurados agora ou na eternidade. Aí poderemos viver próximos aos nossos amigos. Perfeitos como Deus sempre sonhou.

Milagres acontecem para quem tem coragem de dar sete voltas na muralha em silêncio sendo zombado. Você está ensimesmado em si mesmo, o milagre foi provocado, Jesus não teve saída naquele momento, por isso, não dê alternativa a Jesus, a não ser a de curar você. Jesus mesmo declara: “fazei prova de Mim” (Malaquias 3:10).

Se você está se sentindo vazio, triste, se tem uma enfermidade. Peça a um ou mais amigos para apresentarem o caso a Jesus. Você precisa sair do buraco da depressão, da pornografia, sair da paralisia.

Hoje não vemos coisas maravilhosas e apoteóticas, milagres, mas eles ainda acontecem. Perdemos a sensibilidade de olhar para o Céu, para ficar olhando para outro ser humano ou para a TV. Somos uma caixa de ressonância de milagres, somos um milagre ambulante. Por isso, as crianças são um milagre: porque elas ficam encantadas com as pequenas coisas.

Jesus quer fazer um milagre na sua vida. Não sei o alcance desse texto. Mas se você o leu quero lhe dizer meu Jesus pode lhe curar, pode lhe fazer feliz. Posso lhe apresentar a Ele. Tenho outros amigos que podem me ajudar a levá-lo na presença dEle.

Se ainda não somos amigos podemos ser. Se você já é meu amigo e, mesmo assim, está sentindo a necessidade de cura, mudança em sua vida, faço a mesma oferta.

Olha, não posso mudar sua vida, mas posso levá-lo à presença de Jesus.

Não adianta você carregar Cristo no peito,se você não tem peito para carregar Cristo


Deus os Abençoe

Aninha


“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaias 40:31).

Nenhum comentário: