segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A GRAÇA DE DEUS NOS CONFLITOS HUMANOS

A história humana é composta de conflitos com Deus, com o próximo, com o mundo e conosco mesmos. E todos estes conflitos estão representados no incidente narrado no texto no qual queremos refletir. Portanto, vejamos como a graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, se manifestou na vida de um homem desgraçado e infeliz.

_ “Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país” (Mc 5:6-10).

Os demônios ficaram enfurecidos com a presença de Jesus, com a manifestação do poder da graça de Cristo Jesus. Eles não se surpreenderam no sentido de terem descoberto ali o poder de Deus e as consequências da presença divina, mas foram impactados com a surpreendente graça em seus domínios. Foram despertados para o fato de que seus dias estão contados (Ap 12:10-12). Por isso o diabo trabalha com tanta intensidade, porque sabe que tem pouco tempo.

Esse homem era dominado por forças incontroláveis, humanamente. Não conseguia exercer qualquer tipo de autocontrole ou domínio próprio. Não conseguia deter seus impulsos violentos, agressivos. Mas quando o Senhor Jesus o alcançou com Sua graça, foi restaurado completamente à sua condição de sanidade mental. Mais que isso, seu estado emocional de paz interior, pessoal, paz com Deus e com a natureza, era tão acima do normal que as pessoas, quando o viram, ficaram apavoradas; temeram mais a sua sanidade do que a loucura anterior: “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram” ( Mc 5.15).

As pessoas ficaram atemorizadas e confusas diante de um homem vestido da justiça de Cristo e em paz com Deus, com a natureza e consigo mesmo. Que paz é essa que assombra as pessoas?!
O fato de que ele próprio se feria com as pedras, simboliza, ou representa seu conflito com o mundo ao seu redor, com a natureza de um modo geral. Ainda que se tenha uma vida religiosa equilibrada, sem Cristo não há esperança para o homem. Não há qualquer esperança em outra parte. Seu estado é de completa desolação. A reconciliação com a natureza se verifica pelo fato de que agora ele não mais se fere com as pedras, mas delas se serve para assentar-se serenamente, enquanto conversava com Jesus...

O fato de viver sozinho, abandonado e perseguido pelos seus semelhantes, os quais “muitas vezes o prendiam com grilhões e cadeias", retratava seu conflito com o próximo. Constantemente vemos na mídia homens que são caçados e temidos como verdadeiras feras humanas. Alguns dos quais demonstrando nitidamente a influência satânica pela forma fria, cruel e bárbara como agem com suas vítimas. Recentemente um leitor escreveu para a Revista Veja: “Não acreditava no diabo, mas, depois do olhar malicioso e frio da foto da capa da edição 1769, não tenho dúvida: é ele!” Referia-se à foto de Fernandinho-Beira-Mar, publicada pela revista.

O homem dominado pelo diabo acaba se parecendo com ele, embora saibamos que ele é um ser espiritual, sem corpo humano definido. Quando alguém se identifica tanto com ele em suas crueldades, passa a ser o retrato falado do próprio diabo... E, é claro, torna-se uma pessoa abandonada e indesejada por todos, apesar dos seus comparsas e daqueles que procuram-no para levar alguma vantagem de sua amizade...

O homem do texto mencionado por Marcos, foi reconciliado com Deus, com o próximo e consigo mesmo. A reconciliação consigo mesmo ficou evidente quando o viram "assentado, vestido, em perfeito juízo", conversando com Jesus. A reconciliação com o próximo ficou patente no fato de o Mestre enviar-lhe de volta ao convívio de seus familiares e compatriotas. Agora ele estava em condições de viver em família, de valorizar o convívio com seus semelhantes. E, acima de tudo, não seria mais terror e ameaça à segurança das pessoas, agora ele tinha uma experiência da verdadeira vida para contar. E tudo isto evidencia a reconciliação com Deus. A graça de Cristo proporciona paz. E a paz é fruto do Espírito Santo, ou, fruto da graça operando em nós.

Prezado leitor, Deus pode falar ao seu coração também, caso você esteja vivendo algum conflito semelhante, em seu trabalho, com sua família, ou em qualquer setor de sua vida. Portanto, deixe Deus falar ao seu coração também, enquanto você lê este texto. Ninguém está isento de passar tribulações, decepções e angústia. Não nos afastamos do mundo. Temos um turbilhão de problemas que exercem pressão sobre nós. Entretanto, temos sempre o conforto da Palavra de Deus: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8.37). Paz é viver com o Senhor, ainda que sofrendo perseguições, dores e injustiças. É essa paz que precisamos buscar e experimentar.

Quando cremos, descobrimos que estávamos mortos em delitos e pecados e que Ele nos deu vida, a fé, o arrependimento e a reconciliação com Deus. E tudo isto provém do próprio Deus, para o louvor da Sua glória (Ef 1.3-14). O apóstolo Paulo assim escreveu: “Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo... Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2Co 5.18,20b). Que o Senhor, portanto, o abençoe rica e abundantemente!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: