sexta-feira, 5 de março de 2010

2o. MATO - RESSENTIMENTO

Ah, que mato terrível esse, o dos sentimentos feridos! "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hb 12:15) ; "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós" (Ef 4:31).

Lembro-me, lá na roça, quando as vacas, à tarde, pastavam tranquilas perto da casa de minha tia "Bastiana". Elas não comiam nada naquela hora, mas estavam a mastigar sem parar. Era a ruminação: vomitavam o que comiam pela manhã, e remastigavam inúmeras vezes.

Ressentimento é isso: é sentir novamente a dor, a ofensa, a tristeza, a injustiça, o mal-feito, etc. E sempre nos achamos certos, justos, sempre temos toda a razão para nos sentirmos assim. Somos os injustiçados. Só existe um problema: somos injustos também, desmerecedores da graça. Se Deus nos tratasse como merecemos, ou como gostaríamos que os nossos algozes fossem tratados, já há muito seríamos cinzas ao vento. Mas Assim como "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lm 3:22), assim também devemos ser misericordiosos com quem de nós não merece muita coisa. Assim como Cristo nos perdoou, nós também devemos perdoar. E todas as vezes que nos lembrarmos do que fizeram contra nós, também nos lembraremos que já os perdoamos no amor de Cristo.

Perdão cura ressentimento. Perdão cura o ódio. E perdão cura a própria pessoa, que pensa estar punindo aquele de quem mantém o ódio e o ressentimento. Engana-se, pois a grande prejudicada é a própria pessoa, cujo sangue e humor estão contaminados de mágoa, provocando toda sorte de doenças psicossomáticas. Quando perdoamos, somos perdoados, e muitas enfermidades conseqüentes são curadas também. Glória a Deus por isto!

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

Nenhum comentário: