segunda-feira, 8 de março de 2010

4o. MATO - FRAQUEZA ESPIRITUAL

O quarto mato, o MATO DA FRAQUEZA ESPIRITUAL, é o pior de todos. Porém, se os três primeiros forem tratados, ele não terá mais forças para sobreviver, e cairá de maduro, destruído. Esse mato faz com que o crente não tenha mais comunhão nem com Deus e nem com os irmãos em Cristo; faz com que não sinta mais a presença de Deus; tira sua força e autoridade contra as tentações; transforma-o num fracassado em tudo o que faz; descaracteriza a beleza de Cristo em seu viver. "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Rm 8:8); "Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?" (Gl 3:3); "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gl 6:8)

Para superar essa fraqueza, muitos irmãos, ao invés de arrancarem esse mato pela raiz, usam de paliativos que nada resolvem, como a freqüência a "louvores exóticos", a cultos frenéticos, com práticas emocionais extremas, na geração de experiências avassaladoras, buscando uma "nova unção", como se a "velha" tivesse perdido seu prazo de validade. Na verdade, a unção de Deus nunca perde a eficácia, e chega às raias da blasfêmia a constante busca de novas; é como se disséssemos a Deus que Sua graça não tem sido de grande duração. Cautela, irmãos! Nós é que a abandonamos a consagração. Até o chamado "primeiro amor", citado em Apocalipse, não foi "perdido", mas "abandonado" : "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." (Ap 2:4)

Poder espiritual, tenha o nome que tiver, se obtém através de uma vida onde haja SANTIDADE MORAL, SANTIDADE FINANCEIRA e SANTIDADE EMOCIONAL. Sem isso, tudo é palha e mera ilusão, e o MATO DA FRAQUEZA ESPIRITUAL cobrirá de palha, lixo, galhos infrutíferos e sujeira a nossa vida efêmera. "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2Cr 7:14).

Queira Deus que nós, com a graça de Jesus, e no poder do Espírito Santo, cuidemos do jardim que Ele plantou em nós, e não deixemos o mato tomar conta, e combatamos dia após dia os matos indesejados do descontrole financeiro, do ressentimento e da imoralidade, para que também o mato espiritual seja destruído, e sejamos como o Jardim do Édem em nossos corações! "E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. " (Is 58:11) Que Deus nos abençoe.

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

Nenhum comentário: