terça-feira, 2 de março de 2010

PRESENÇA QUE SUPRE

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem” (Mc 4.35).
Os discípulos de Jesus estavam vivenciando um momento quando todas as evidências humanas apontavam para a tragédia. Mas eles não estavam limitados aos fatos, eles tinham um referencial maior – a palavra do Senhor Jesus.

Se o Senhor Jesus disse para passarem para o outro lado, não poderiam perecer no mar, porque “nenhum dos Seus planos pode ser frustrado”.[1] Sua palavra permanecesse para sempre. Deus é soberano sobre todas as coisas e o homem é responsável pelos seus atos. Os discípulos estavam com Jesus, o poderoso Deus estava presente, atuante, visível. Eles haviam experimentado a manifestação gloriosa de Seu poder. Os fatos ocorridos recentemente deveriam estar ainda muito presente, vivo, em suas mentes. Certamente, tudo quanto haviam presenciado fora tão marcante e importante para eles! Logo, não poderiam esquecer tão rapidamente... Será?

Apesar de tudo quanto ficara indelevelmente impregnado em seus corações, em suas doces recordações, ainda assim eles não conseguiam associar os fatos passados com a experiência atual. Voltaram a sentir e agir como se Deus estivesse distante. E, no entanto, Deus estava ali na pessoa e poder de Jesus Cristo, navegando e vivendo com eles. O Emanuel (Deus presente) estava com eles, e eles não se deram conta disto. Antes, seus corações estavam endurecidos. Seus olhos estavam vendados. Suas almas estavam tristes, sobressaltadas, confusas e deprimidas. Não seria esta a nossa situação de um modo geral? Por incrível que pareça, essa atitude é mais comum e frequente entre o podo de Deus do que podemos imaginar. Normalmente confessamos que cremos num Deus vivo e atuante, mas basta enfrentarmos alguma crise temporal para nos esquecermos de que ELE VIVE, realmente. Ficamos desnorteados diante de uma enfermidade, desemprego, problemas familiares. Há um cântico espiritual que expressa o que estamos considerando:

_ “Sua presença é a razão da minha fé;
Sua presença me conduz onde estiver.
Me falte água ou suprimento para o amanhã;
Se nos meus olhos me faltarem toda luz;
Só não me falte a presença de Jesus.

_ “Sua presença é a razão da minha fé,
Sua presença me conduz onde estiver.
Me falte o vento o mar e o sol,
Onde estiver, sei que não vou me abalar,
Se na seara o meu trigo não produz,
Só não me falte a presença de Jesus”.

O nosso Senhor está perto, sempre. O mar das dificuldades não tem poder para afastá-Lo de nós. E é interessante observarmos que, para o poder de Deus se manifestar, não é necessário fazer secar o mar para atravessarmos de pé enxuto. Deus nos carrega sobre as ondas do mar da vida! Não precisa secar o mar, Ele pode superar o mar. Não importa quais sejam as adversidades, Jesus nos faz vitoriosos sobre o mar. Um dia, então, constataremos o que escreveu João: “E o mar já não existe...”[2] Então desfrutaremos, ou começaremos a desfrutar da plenitude da verdadeira VIDA.

Precisamos descansar nestas certezas, e assim observar que as mesmas ondas que causavam pavor e pânico aos discípulos embalavam o sono tranquilo e repousante de Jesus. A presença de Jesus é a nossa garantia de vitória. Sim, podemos descansar no poder de Deus, na certeza de que, com Jesus em nosso barco, jamais pereceremos! Portanto, quando estivermos enfrentando o mar revolto das adversidades, lembremo-nos de que sobre o mar está Jesus! Os discípulos precisavam fazer uso, tomar posse do PODER INVISÍVEL. Jesus estava ali e eles não se davam conta disso... Não percebiam que Ele era e continua sendo a PRESENÇA QUE SUPRE: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.[3]


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Jó 42.2
[2] Ap 21.1
[3] Mt 28.20

Nenhum comentário: