terça-feira, 23 de março de 2010

SUCESSO GARANTIDO

Nm 14.7-9

Quero enfatizar a expressão já usada: Josué e Caleb não estavam vendo apenas a terra da promessa de Deus, mas, acima de tudo, eles confiavam no Deus da promessa da terra!

Não podemos agradar ao Senhor sem fé: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus..." (Hb 11.6). Quando nos fixamos em nós mesmos, ou nas circunstâncias, nas dificuldades, não exercemos a fé cristã. E esse tipo de vida desonra a Deus e deprime o nosso coração: "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza e de amor e de moderação" (II Tm 1.7).

No verso 22, A Bíblia diz que o povo se rebelou dez vezes. Quantas vezes temos nos rebelado contra o Senhor? Apesar disso, o texto diz: "Disse-lhe o Senhor: Conforme a tua palavra lhe perdoei..." (Nm 14.20). Em seguida, Deus prometeu encher a terra com a Sua glória (v.21); mas aquele povo não haveria de entrar na terra (v.23).

É a maldição da incredulidade, sem arrependimento. É importante se destacar este aspecto, porque muitos há que só falam em maldição hereditária... Porém, o que a Bíblia diz neste contexto é que Deus manteve essa punição porque eles se mantiveram na incredulidade.

Enquanto persiste a incredulidade, persiste a condenação: "Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.18).
Esta é uma das consolações mais freqüentes na Palavra de Deus.

Alguns estudiosos da Bíblia chegam a dizer que ela aparece cerca de quinhentas vezes. Outros dizem que esta frase aparece trezentas e sessenta e seis vezes. Dando-nos, assim, a idéia sugestiva de que Deus tem, para cada um de nós, uma consolação diária. Todos os dias do ano. E ainda sobra uma para o ano bissexto... Foi a mensagem de conforto e estímulo que os discípulos de Jesus ouviram de Seus próprios lábios, quando se achavam amedrontados diante das ondas tempestuosas e do mar revolto: "Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou" (Mc 6.50 b, 51).

Se o Mestre manda esperar com confiança, na certeza da vitória, tenha calma e confiança no Senhor, pois Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é navegar sozinhos no mar desta vida. Foi o que fez Moisés ao longo de sua caminhada como líder do povo de Deus.

Se Jesus se faz presente conosco e em nós, o sucesso está garantido, não precisamos temer e tremer, mesmo quando tudo parece impossível.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: