quarta-feira, 3 de março de 2010

ARRANQUE O MATO

Wagner Antonio de Araújo

Eu tive um sonho. Sonhei que morava numa casa bonita, num terreno com caída para dentro. Nesse sonho, eu fizera um jardim muito bonito, cheio de rosas, margaridas, hortências e cravos. Mas no instante do sonho, tudo o que eu via era um matagal na frente da casa, um terreno abandonado, cheio de mato, com mosquitos, lixo, entulho e muita sugeira. Onde antes era um colírio para os olhos e um perfume para o nariz, agora tornara-se um horrível testemunho de descuido e abandono.

Pensei: "Cadê o meu jardim? Quem plantou esse mato? Eu só plantei flores, por que será que o capim invadiu tudo?" Lembrei-me, no sonho, que dia após dia eu cuidara do jardim com amor e atenção, mas que viajara por uns tempos, e estava chegando em casa. Certamente ninguém zelara, e o resultado era aquele: um desastre!
Então acordei. Pus-me a pensar na cena tão interessante que vira, e Deus conduziu-me à refletir sobre minha vida cristã.

Temos em nós um jardim, plantado pelo Senhor no dia de nossa conversão a Cristo. Deus coloca em nós rosas perfumadas, bonitas e viçosas, flores das mais variadas espécies, aromas e perfumes que alegram e agradam o Seu coração. Somos novas criaturas, somos transformados e enviados como luz no meio de trevas, sal no meio de um mundo deteriorado. Contudo, a ordem é para que cuidemos do jardim. "E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." (Gn 2:15); "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;" (Rm 12:11). Plantar foi obra do Senhor; cuidar desse jardim é a nossa responsabilidade.

Há coisas que só Deus é capaz de fazer, e as faz, quando é Sua vontade. Outras, contudo, Ele nos ordena fazer, e não adianta lançar sobre Ele a responsabilidade por realizar aquilo que nos está designado. Recordo-me de Paulo, a dizer ao seu discípulo Timóteo: "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá." (1Tm 4:13). (Alguns há, hoje em dia, que querem que Deus estude por eles...).

Lembrei-me também de Lázaro, o ressuscitado. Chamá-lo de volta à vida foi a tarefa de Jesus: "E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora." (Jo 11:43); porém, tirar a pedra e, depois, tirar suas faixas mortuárias, foi tarefa dos homens: "Disse Jesus: Tirai a pedra..." (Jo 11:39a);" ... Disse-lhes Jesus: "Desatai-o, e deixai-o ir. (Jo 11:44b) . Assim também devemos a nossa salvação à graça e ao amor do Senhor. Não poderíamos salvar-nos. Deus fez isto por nós, enviando Seu Filho unigênito como sacrifício expiatório. Bendito seja Deus por tão grande salvação! " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Ef 2:8). Porém, zelar de nossa vida, como a lavrar nosso jardim, é a nossa tarefa. Se não o fizermos, o mato invadirá, e Deus não impedirá.

De onde vem esse mato? Afinal, não plantamos mato, plantamos flores! O mato pode ter aparecido no meio do estrume que adubou a terra, ou ter sido trazido pelos pássaros, ou ter qualquer outra origem. Mas que ele surge, ah, isso surge! Que o digam os lavradores de plantão, caso não capinem suas lavouras! Quem não arranca o mato que nasce o tempo todo, ao invés de colher o que plantou, colherá palha às pampas!

Imaginei que em meu jardim mal-cuidado quatro tipos de mato tivessem crescido, similares àqueles que crescem na vida de todo cristão que não vigia, que não ora, que não observa os princípios do Senhor, que vive na carne, dela colhendo corrupção e amortecimento.

Nenhum comentário: