quinta-feira, 25 de março de 2010

O SENHOR FALOU

_ “Ouvi e atentai: não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou” (Jr 13.15).

O Senhor falou de forma impactante aos profetas e apóstolos do passado. Mas o Senhor não se limitou em falar apenas às pessoas do passado, aos nossos pais na fé, Ele continua nos falando intensamente em nossos dias. Assim como entendemos que Ele ouviu o Seu povo no passado, em suas orações; assim também podemos crer e atentar para o que Ele está nos comunicando a cada dia nos tempos atuais.

Tenho afirmado que o ensino de que Deus só falou pessoalmente com Seu povo no passado, tendo encerrado Sua comunicação direta quando se deu o fechamento do cânon do NT, tem sido um dos maiores prejuízos que as denominações mais tradicionais, ou históricas, têm causado ao povo de Deus nos últimos tempos.

Com esse ensino, oramos, falamos, e não somos estimulados a parar para ouvir a voz de Deus compartilhando conosco as Suas bênçãos, respostas às nossas orações e as visões e revelações especais que Ele queira nos dar. Assim, nossa comunicação com Deus fica sendo unilateral, como num monólogo; e não, como deveria ser, um diálogo com Deus.

Há pouco tempo fiquei pensando nisso quando fui ao médico. Ele fez-me várias perguntas a respeito dos sintomas que me afligiam e que me fizeram procurá-lo. Depois das perguntas de praxe, o médico me examinou mais especificamente, deu-me algumas recomendações quanto aos meus hábitos alimentares, prescrevendo em seguida a medicação como de costume. Saí dali associando aquele encontro com meu encontro diário com o Médico dos médicos – o Senhor. Como deveria ser esse contato com Deus?

Não seria estranho se nosso médico apenas nos ouvisse; se nos contentasse apenas em falar com ele sobre nossas dores, enfermidades e preocupações, depois virássemos as costas e saíssemos daquele encontro sem uma ordem de exame, sem a receita para comprarmos os remédios necessários, sem ouvir o que o médico teria a nos comunicar?

Pensando de outra forma, não seria estranho que nossos filhos nos procurassem apenas para apresentar seus pedidos, reclamações e soluções de seus problemas pessoais; sem dar atenção para ouvir nossa opinião, conselhos e ensinos? E não é esse o tipo de relacionamento com Deus da maioria de Seu povo? Não é assim que fomos habituados desde os primeiros passos na vida cristã?

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: