quinta-feira, 4 de março de 2010

JESUS DEIXOU-NOS O EXEMPLO

_ "E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar" (Mc 6.46).

Jesus deixou-nos o exemplo. Enquanto os discípulos deveriam avançar para o outro lado, o Senhor recolheu-se em oração. Talvez o leitor esteja imaginando: "Por que precisamos orar, se Deus está no controle de tudo, independentemente da nossa vontade? Qual a importância da oração em favor dos missionários e pastores, se somos tão pequenos e estamos tão distantes uns dos outros?" E muitas perguntas ainda poderiam ser acrescentadas quanto à eficácia da oração... É bem verdade que nenhum de nós tem uma certeza absoluta da amplitude e alcance da oração. Nem mesmo podemos avaliar devidamente a importância e validade de sua ação. Porém, ainda que não tenhamos condições suficientes para percebemos estas questões, temos alguns incentivos e até mesmo obrigações para a prática da mesma: O ensino de Jesus.

Por que Jesus nos ensinou a orar? Não teria sentido o ensino de Jesus, se não houvesse validade prática para o mesmo. Além de ter-nos deixado Seu ensino expresso sobre o dever de orar sempre; o Senhor nos estimula a orar através de Seu exemplo de oração constante.
No texto em apreço, Jesus demonstrou Sua preocupação em participar ativamente do Projeto Missionário que fora estabelecido por Ele mesmo. E o faz através da oração. Assim, pois, não nos compete ficarmos questionando quanto à validade ou não da oração. Cumpre-nos apenas o dever de obedecer e atentar para os exemplos que nos foram legados.

Somos informados de que Pedro se precipitou em voltar à pescaria. Em conseqüência, levou consigo os demais colegas de ministério. A precipitação é mãe do fracasso. Quando agimos apenas impulsionados pela vontade instintiva, pela emoção, ou de acordo com nosso próprio entendimento e visão dos fatos, certamente vamos colher decepções. Além do mais, agir sem buscar a orientação de Deus através da oração demonstra orgulho de nossa parte – o que é próprio do coração do ímpio, ou de quem acha que pode viver sem Deus, sem lhe dar satisfação ou pedir-Lhe orientação. É a prepotência de quem se acha auto-suficiente na vida. Jesus orou! Isto deveria ser suficiente para nos estimular a orar.

Assim como gostamos de dizer que Jesus chorou, e por isso devemos nos compadecer das pessoas com o mesmo "sentimento que houve em Cristo Jesus", conforme Fl 2.5; assim também, precisamos seguir o exemplo de nosso Mestre no que diz respeito à oração.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: