quarta-feira, 10 de março de 2010

QUANDO A VIDA TAMBÉM ESTREMECE

Salmos 42Introdução

Quero pedir que você encontre na Bíblia dois textos. O primeiro é Sl 31 e o outro é Ap 3.

Em Salmos lemos: "9Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito! Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. 10A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida. Estou fraco por causa das minhas aflições; até os meus ossos estão se gastando".

Esse primeiro texto eu leio a propósito das cenas tão chocantes que vimos acontecer no Brasil e no mundo nesse início de ano.Na primeira madrugada do ano já fomos impactados com as tragédias de Angra dos Reis, de Paraintinga (em São Paulo), depois da ponte que desabou no Rio Grande do Sul... e nessa semana, é o terremoto no Haiti que nos deixa chocados, até pessimistas sobre o restante do ano.

Por isso que leio o Salmo: "...estou esgotado de corpo e alma. A tristeza acabou com as minhas forças... estou fraco por causa das minhas aflições".Mas, vamos ler o outro texto agora, o de Ap 3.10, onde Jesus diz: "Vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra" Amém?

Veja só, uma coisa é você mergulhar na tristeza e afundar nela, como no Salmo 31, que Davi chegou ao ponto de dizer: "a tristeza acabou com as minhas forças". Isso é depressivo, é um estado de depressão, de tristeza espiritual profunda.Mas, quando a vida também estremece, você pode se agarrar à essa verdade da Palavra de Deus que diz "Eu te protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro". Aleluia!

Diante dos acontecimentos da vida, você é uma pessoa tipo otimista ou pessimista? Você já notou como algumas pessoas são firmes, seguras, não importa o que esteja acontecendo na vida delas? Elas tem o rosto e uma maneira de falar que brilha, que transmite uma energia positiva.Outras pessoas, porém, são inclinadas a ter pensamentos tristes e negativos toda hora.Se faz sol e você falar: "O dia está lindo hoje, que clima maravilhoso! " Elas imediatamente vão dizer: "Maravilhoso nada, a gente não dorme direito, fica suado, é horrível...".

No dia seguinte chove e se você fala: "Chuva abençoada!", a pessoa pessimista diz logo: "Misericórdia. Qualquer chuva inunda tudo, não se pode sair de casa... é horrível!"São dois tipos de personalidades: você pode ser do tipo otimista ou do tipo pessimista.A pessoa otimista tem a tendência de ver o bem e a pessimista o mal... apesar de termos condição de ver tanto o bem quanto o mal, fazemos a escolha de ver mais um do que o outro, e sabe, isso costuma definir o sabor da nossa vida.Algumas pessoas são amargas, porque também só percebem o gosto amargo da vida... pra elas a vida é mais azeda que doce e pessoas assim sofrem muito!Por exemplo, tem dois assuntos tristes pra conversar, ela pode escolher um, mas prefere os dois.Na casa da pessoa azeda quando uma oportunidade boa toda vida bate à porta, ela reclama do barulho... Já imaginou?

Talvez você diga: "Pastor, eu sou pessimista até a véspera do dia do meu pagamento, porque até este dia eu acho que não vai dar. Mas depois do pagamento eu me torno realista, porque passo a ter de que certeza que não vai dar mesmo!" Isso é pessimismo mesmo!

Não sei como você é, se pessimista ou otimista... talvez você nem seja uma pessoa pessimista de tudo, mas quem sabe, atravessa um momento de pessimismo na vida? Está aí chocado com as notícias, está desperançoso. .. está perturbado com alguma situação?Quero lembrar que nesse Salmo da Bíblia lemos de Davi azedo, abatido, desgostoso com a vida... que declara (v.9): "Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida".Essa declaração descreve a condição de muitos – uma condição conhecida pelo nome de depressão.A Bíblia fala muito sobre depressão, sobre o estado de tristeza da alma, e como esse parece ser um problema que nos tem afetado nesse início de ano (quem que não está chocado diante de tantas catástrofes?) , pois, vale a pena aprender o que a Palavra de Deus ensina.Por isso, veja na Bíblia o Salmo 42.

Quando a vida também estremece, é sacudida, é violentada.. . quando a vida se desestabiliza, quando você experimenta tristeza profunda, quando se torna amargo, entra em depressão, o que você deve fazer para o seu livramento?...quando a vida estremecer para você, dê os seguintes passos, primeiro:CONCENTRE SUA MENTE EM DEUS Está escrito no primeiro verso desse salmo: "Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus!"

Você pode fixar sua mente nas pessoas, nos problemas, em você mesmo, mas isso não resolve!Se você está pessimista a respeito do seu futuro, é porque algo está preocupando você e tirando sua atenção do foco.Por isso, a primeira coisa a fazer é eliminar essas distrações, focando a mente em Deus, como lemos de Davi fazendo nesse verso... ele diz: "eu quero estar na tua presença, ó Deus!"

Esse é o foco: a presença de Deus.Nesse verso Davi compara sua atitude com a do corço estremecido, abalado por um animal predador que quer devorá-lo, mas que para evitar isso, corre para as águas do ribeirão, porque sabe que ali o seu cheiro não será percebido pelo nariz do inimigo.Você está abalado por alguma situação? Entristecido e preocupado?. ..haverá aqui uma mãe ou um pai pessimista em relação ao seu futuro dos seus filhos? A primeira coisa a ser feita é você correr para a presença de Deus.

Uma das primeiras notícias que chegou do Terremoto no Haiti dizia que: "Tudo começou a tremer, as pessoas estavam gritando e as casas desabando…" e segundo um jornal britânico: "Muita gente gritava "Jesus, Jesus" e corriam em todas as direções".A religião oficial no Haiti é católica, mas 80% dos católicos no Haiti praticam o vodu, uma espécie de feitiçaria – porém, clamaram pela Pessoa certa depois que a terra tremeu.A vida também tem estremecido para você?

Há algo que tem te abalado profundamente? Corra para a presença de Jesus! ...segundo passo, quando a vida estremecer para você:DIRECIONE SUA SEDE PARA DEUS Lemos no v.2 do Salmo: "Eu tenho sede de ti, o Deus vivo!"Todos nós temos sede. Sede é uma necessidade que todos precisamos saciar!

As autoridades dizem que o corpo humano pode agüentar 3 semanas sem comida, mas não resiste mais de 3 dias sem água. Há que se levar em conta a temperatura do ar, o peso do corpo da pessoa... mas o fato é que á água é imprescindível à vida.

Você precisa entender que sua alma tem sede de Deus. Ela é sedenta por Deus! E sabe como é a sede... coca-cola não resolve, nem refresco geladinho, nem sorvete... é água mesmo.Você nasceu por um propósito de Deus, nasceu para adorar a Deus, de modo que você somente será uma pessoa feliz, se estiver cumprindo este propósito em sua vida.Se você vive sem adorar a Deus, sua alma morrerá de sede e com ela, é você quem morre, porque alma nada mais é do que o seu próprio ser.Tem gente que vive em função do prazer... outros há que vivem em função do trabalho, ou em função da casa, ou em função de filho.É um erro, porque fomos criados em função de Deus, mas se vivemos adorando a nós mesmos ou qualquer outra coisa no lugar de Deus, morre a nossa alma.

Por isso que Deus condena veementemente a idolatria. "Não terás outros deuses diante de Mim", diz o Senhor. Está lá nas tábuas dos mandamentos.Você deve ter visto pela televisão, quinta-feira passada, a declaração do Cônsul Geral do Haiti em São Paulo. Eu não concordei com a declaração dele em grande parte. O cônsul foi flagrado pelo SBT afirmando que a tragédia no Haiti estava sendo bom para ele aqui no Brasil, veja só! Mas ele parece ter tocado numa verdade quando disse que o seu povo, de tanto mexer com macumba, sofreu o terremoto como maldição.A alma humana tem sede de Deus porque foi feita para amar a Deus, mas se por uma escolha, o homem adora outros deuses, então ele vai permanecer longe de Deus para todo o sempre.

É isso que você quer para a sua alma? A benção ou a maldição? Tristeza ou alegria?É bom que sua sede de alma seja saciada pelo Deus vivo!...um terceiro passo para livrar-se do pessimismo, do azedume, da depressão, é o seguinte:QUANDO OS ACUSADORES COLOCAREM A CULPA NO SEU DEUS, IGNORE Veja que no v.3, diz o salmista: "Os meus inimigos estão sempre me perguntando: "Onde está o seu Deus?"Isso é parecido com perguntar: Onde estava Deus na madrugada daquela terça-feira em que Angra dos Reis sofreu com as chuvas? Ou, onde estava Deus quando o terremoto arrasou com Porto Príncipe, a capital haitiana?

Onde estava Deus, quando algum mal aconteceu em sua vida? Os inimigos aproveitam disso para fazer com que Deus fique desacreditado.Mas, coisas ruins acontecem com do tipo de pessoas – pessoas boas sofrem! Mas tem uma coisa, você é daqueles que só confiam em Deus na hora da festa, na hora da paz, da alegria e da vitória... na hora em que tudo está dando certo?Mas e na hora em que a terra treme, em que a vida é sacudida, em que os acusadores caçoam "onde está o seu Deus?", nessa hora você também confia em Deus?

Irmão, o segredo para se sentir bem em toda e qualquer situação é manter o coração aberto para Deus, mesmo no seu pior dia.Essa mulher é uma enfermeira de 42 anos, grávida de um mês, resgatada com vida na sexta-feira depois de três dias sob os escombros do hospital onde trabalhava. Em entrevista ela contou que, enquanto estava debaixo dos escombros "cantava hinos religiosos para se manter viva". Essa mulher disse: "Sentia que a cada dia, minha vida acabava mais um pouquinho. Então eu cantava pedindo a Deus para me deixar viver". Pra mim, essa mulher não é praticante do vodu. Pelo semblante dela quando a câmera a focalizou soterrada e pelas palavras da declaração dela, eu me arrisco a dizer que essa mulher estava firmem em Deus.Você ficou sem chão? O sonho desmoronou?

A vida estremeceu para você? Nunca feche o seu coração para Deus, porque Deus promete (Tg 1.12): "Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam." Mesmo no pior dia, não desista de crer em Deus....quando a vida também estremecer para você, quarto passo:PARE DE FICAR REMOENDO SEU PASSADO No v.4 diz: "Quando penso no passado, sinto dor no coração".É aquele negócio de: "Ah, se eu tivesse... Ah se eu não tivesse...". Ficar remoendo o passado dói, o machucado coça e não sara.

O salmista diz que ao pensar no passado, sentia dor no coração... olha a maneira triste, pessimista, depressiva, dele lidar com o passado.Mas compreenda uma coisa: todos os fatos acontecidos contribuíram de alguma forma positiva para a sua vida, inclusive os seus erros!Se você errou e aprendeu, o erro fez o seu papel, não fique remoendo o erro, mas focalize a lição que aprendeu.E se o passado foi melhor do que está sendo a vida hoje para você? Aí, quero lembrar o texto de Ec 7.10: "Nunca pergunte: "Por que será que antigamente tudo era melhor?" Essa pergunta não é inteligente" .Sabe por que? É que com Jesus, por melhor que tenha sido o seu passado, o melhor está por vir! Amém?

Não fique revirando o passado....vamos adiante, quando a vida estremecer para você:RENOVE SUA ESPERANÇA EM DEUS Veja o v.5: "Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus".Com Deus você não perde. E o louvor contribui para a vitória! Lembra da enfermeira de 42 anos retirada debaixo dos escombros? Ontem a noite o Jornal Nacional acrescentou que ela está bem, está com o marido, sente apenas algumas dores e que não perdeu a esperança, porque pensou em Deus, nos dias em que ficou sozinha sob a laje do hospital. Relatou a reporter. Tá na Internet pra quem quiser ocnferir.Irmão, onde está a sua esperança de dias melhores? Talvez alguém diga: "Ah! Está na quitação da casa, do carro... está na sonhada aposentadoria. .. ou no dinheiro do processo que vai sair... ou ainda no casamento!"Ouça, quando se está abalado com alguma situação, a esperança tem que estar firmada em Deus, porque, quando você diz: "porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei" – é certo que você O louvará, porque Deus não decepciona.

A vida está abalada pra você? Firme sua esperança em Deus!...outra coisa, quando a vida estremecer para você:FAÇA UM ACORDO DE FÉ COM O SENHOR Lemos no v.8: "Que ele me mostre durante o dia o seu amor, e assim de noite eu cantarei uma canção, uma oração ao Deus que me dá vida".Faça um acordo com Deus, crie uma senha com Ele! Quando sua alma estiver triste, ore, fale para Deus, receba o seu amor, que vai passar.A Bíblia ensina isto (Fp 4.6-7): "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido".

Faz essa aliança com Deus: louve-O na hora difícil....por último, se sua vida estremecer:CREIA QUE COM DEUS O SEU MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR Veja o v.11: "Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus".Que passo importante o salmista tomou! Por que estar tão triste, por que ficar tão aflito? ...se eu posso colocar a minha esperança em Deus!Faço essa pergunta pra você: por que ficar azedo, queixoso, entristecido, se com Jesus você tem toda condição para ser uma pessoa otimista, positiva e feliz?ConclusãoTodos os dias você escolhe sobre como vai reagir aos acontecimentos da vida:... e acontece cada coisa triste!Mas há passos que você pode dar para viver melhor. Portanto, faça o compromisso a partir de hoje de:Concentrar sua mente em Deus,Saciar a sede da sua alma em Deus,Ignore a conversa dos acusadores, não desistindo de Deus,Não fique remoendo o passado,Renove sua esperança em Deus,Tenha uma aliança, um acordo com Deus, eCreia que o seu melhor ainda está por vir!Existem momentos que Deus chora com você... Ele sabe o que é o sofrimento, mas sabe o que Deus mais deseja?Deus quer sorrir com você!

Pr Walter Pacheco da Silveira,
17.1.2010
============ ========= ========= =

Nenhum comentário: