segunda-feira, 8 de março de 2010

UMA DE NÓS

Maria expressa a humildade necessária àqueles que almejam experimentar a manifestação da graça divina. Quando o anjo lhe comunica que seria gerado nela um filho, sendo ela ainda virgem, não protesta contra os desígnios divinos. Nem mesmo procura defender sua reputação social. Apenas se queda humildemente diante da soberania do Senhor Jesus: "Eis aqui a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua vontade".[2]

Mais tarde ela apontaria para a suficiência do Senhor Jesus na solução dos nossos problemas: "fazei tudo o que ele vos disser".[3] Humildade demonstrada 33 anos depois, diante da humilhação da cruz. Aos pés de Jesus ela recebia os dardos inflamados do maligno, compartilhando das aflições e zombaria que seu filho padecia ali na cruz. Identificava-se com Ele, na certeza de que aquela cruz não era dEle. Mas ela, Maria, era também alcançada pela graça divina por causa daquele sacrifício inocente. Padecia com Ele, como escreveu o apóstolo Paulo: "E, se somos filhos (de Deus), somos logo herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados".[4]

Maria não só acompanhou a Jesus na Sua glória, como nas Bodas de Caná, mas seguiu-O até à Cruz. Quando até o fato de ser "um deles" já era temeroso, o que afugentou a muitos dos seus companheiros de jornada. Junto à cruz, Maria não disfarça, não simula, não fica indiferente. Assim como em nossa prática diária, conhecemos os verdadeiros amigos nos momentos mais difíceis de nossa vida; os amigos do Senhor Jesus se revelam quando se achegam a Ele sem hesitação, sem constrangimentos. Junto à cruz do Senhor, na alegria ou na tristeza; em dia de festa ou do luto. Junto à cruz com humildade, submissão e coragem para testemunhar do infinito amor de Deus por nós.

Maria jamais achou-se imaculada, santa, sem pecado. Pelo contrário, reconheceu sua condição humilde de serva (escrava) do Senhor Jesus: "A minha alma engrandece ao Senhor... porque contemplou na humildade da sua serva".[5] Diante do perigo e das ameaças, ela, por certo, se lembrava das palavras de Jesus: "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo... Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus".[6]
Maria representa o cumprimento das promessas divinas.[7] Promessas para todo aquele que se encontra discriminado, incompreendido e maltratado pelo mundo hostil. Aquele que reconhece, humildemente, que o Senhor Jesus é Deus conosco: "Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas".[8]

Promessas as quais nos apropriamos, tomamos posse, quando agimos como Maria. Reconhecendo o senhorio de Jesus Cristo, arrependidos e contritos, nos entregamos submissos à Sua vontade: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra".[9]

Este é o maior exemplo de Maria: Uma serva do Senhor! E todos que desejam seguir os seus passos devem amar e servir ao Senhor Jesus sobre todas as coisas, e não a ela, Maria. Visto que ela deu o exemplo de submissão a Jesus como Senhor e único mediador entre Deus e os homens.
Se você está sentindo-se desprezada, marginalizada, sem coragem de encarar as pessoas pelo que elas pensam ou dizem a seu respeito; saiba, creia, Jesus quer alcançá-la com Seu grande e sublime amor.

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.[10]

O Senhor nos assegura e nos desperta com estas palavras confortadoras: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.[11] Ainda que em meio às lágrimas copiosas, Deus não nos desampara. Pelo contrário, somos encorajados a testemunhar ainda mais do amor de Deus em nosso favor. Aleluia!

Portanto, ofereço esta mensagem para você, Eunice, Vanice, Vanessa...
Ramonny, Andréia, Michele, Eliana e Ana Raquel; Silvia, Roseane, Rafaela, Gabriela e Graziele; Shirley, Shirlane, Bruna, Thais, Bianca e Tamara. Dorcas, Mara, Camila, Jacilene, Cíntia, Selma e Franciele. Ruth, Edi, Solange, Cristiane, Érica, Mônica, Jane, Rebeca, Kaly, Isamar; Paloma, Paola, Vera, Marlene, Mildrede, Madelene e Marly. Renata, Roberta, Carla, Flávia, Josi, Josimar, Rochele, Ana Lúcia, Ana Luzia, Ana Paula, Ana Maria e Amanda. Sudália, Franciele, Stéfane, Kelly, Keila, Jussara e Helen. Neide, Sueli, Sâmela, Priscila, Suélen, Lucélia, Lucíola e Luciene. Fabiana, Fernanda, Fabíola, Claudia Karine, Kateline, Simone, Vanda, Roseana, Lídia Raíssa Ruana e Juliana. Air, Áurea, Ângela, Aída, Anete, Geanne, Lana e a todas quanto o Senhor alcançar com esta mensagem.

Para você Maria de todas as raças, de todas as crenças, de todas as partes...
Para você, Maria rica, granfina; Maria pobre, sem nome e sem sobrenome. Maria miúda; Maria graúda. Mulher formosa, linda, atraente e cativante. Mulher mãe, abnegada, amorosa, zelosa e fiel.

Mulher sofrida, aflita, desesperada. Maria doente, Maria saudável, sadia. Maria tentadora, Maria tentada... Mulher triste, Mulher contente. Mulher amada, querida, desejada. Mulher ativa, mulher passiva.

Mulher "elétrica", esperta, espevitada, esfuziante, dinâmica, vibrante... Mulher calma, tímida, contida, reservada, tranqüila, meiga, serena, dengosa, melosa, sensível e sensual. Mulheres frágeis, prisioneiras, carentes, sofridas, esquecidas e desprezadas. Maria, simplesmente mulher! Mulher virtuosa, quem há de achá-la? Quem será o felizardo que vai poder passar o resto de seus dias ao seu lado?! Bem-aventuradas sois vós, mulheres preciosas!

Sejam todas lembradas, abençoadas, agraciadas, contempladas, afagadas, abraçadas, respeitosa, carinhosa e afetuosamente beijadas. Não só por mim, mas, sobretudo, pelo Senhor da glória! Não só hoje, mas em todo tempo. O Senhor, portanto, a todas abençoe, rica e abundantemente!
E para você, homem, a fim de que nunca se esqueça de honrar e respeitar as mulheres que fazem parte de sua vida. Transmita esta mensagem de carinho e afeto para a mulher a quem você ama, mãe, esposa ou filha!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.mananciaisdevida.blogspot.com


Finalmente, gostaria de acrescentar um texto que recebi do ilustre pastor, Walmir

MULHER
Hoje é um dia especial; é o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Existe uma razão histórica que fez desse o dia internacional da mulher, mas independente da razão histórica, você mulher, é alguém que merece ser homenageada, todos os dias, por tudo o que és e por toda a importância que tens. Esse editorial, portanto dedico-o a você.

Bete Angelim escreveu algo especial acerca das mulheres, que transcrevo aqui, mudando apenas os nomes de algumas mulheres listadas no texto:

“O Mundo é feito de diversos tipos de mulheres. Mulheres que curam com a força do seu amor; mulheres que aliviam dores com a sua compaixão; mulheres que cantam o que a gente sente; mulheres que escrevem o que a gente sente; mulheres glamourosas; mulheres maravilhosas; mulheres que fazem a gente rir; mulheres batalhadoras; mulheres talentosas.. .

O Mundo também é feito por outro tipo de mulheres, nem tão conhecidas ou famosas, mulheres que deixam para trás o que têm, em busca de uma vida nova; mulheres que, todos os dias, se encontram diante de um novo começo; mulheres que sofrem diante das injustiças; mulheres que sofrem diante de perdas Inexplicáveis; mulheres mães; Mulheres que devem se submeter a regras; mulheres que se perguntam qual será o seu destino; mulheres em cuja face estão escritos todos os dias de sua vida. O Mundo é feito de Marias, Joanas, Helenas, Beatrizes, Antônias, Fernandas... Todas mulheres especiais; todas mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar legal pra se viver. Parabéns mulheres.”

Bonito, não? Bonito e verdadeiro!
Vocês, mulheres, são especiais; vocês são bonitas; vocês são heroínas lutadoras na batalha por fazer do mundo um lugar melhor. E quem pode dizer que não têm conseguido?
Desde o princípio têm conseguido.

Quando Deus viu a solidão do homem e considerou que isso não era bom, o que ou quem Ele fez para “melhorar o ambiente”?... Isso mesmo! A MULHER! VOCÊ, portanto.
Você fez a diferença lá e você faz a diferença aqui.
O que seria de nós homens sem vocês?!
O que seria do lar sem vocês?!
O que seria dos filhos sem vocês, mulheres mães?!
O que seria da humanidade sem vocês?!
E ainda por cima vocês têm demonstrado que muitos setores do mundo (comércio, indústria, cultura e outros) poderiam estar indo bem melhor se já houvesse algumas de vocês lá há mais tempo.
Como vocês são maravilhosas!

Gostaria de continuar escrevendo, escrevendo, pensando e escrevendo sobre vocês, mas o espaço deste editorial (o espaço para onde ele foi escrito originalmente) não me permite mais. Então termino dizendo a você, mulher criança, mulher adolescente, mulher jovem, mulher madura, mulher, simplesmente mulher: QUE BOM QUE VOCÊ EXISTE! QUE BOM QUE DEUS TENHA FEITO VOCÊ! PARABÉNS!

Nele, cujas obras são sempre maravilhosas,
Pr. Walmir Vigo Gonçalves - Foz do Iguaçu - Igreja Batista

Que Deus seja engrandecido através de sua vida e que lhe abençoe muitíssimo. Se tiver um tempinho dê uma olhada em meu blog:
www.prwalmir. blogspot. com




[1] Mt 1:18-23
[2] Lc 1.38
[3] Jo 2.5 b
[4] Rm 8.17
[5] Lc 1.48
[6] Mt 10.28;33
[7] Is 7.14; 9.6-7; Mt 1.21-23; Gl 4.4-5
[8] Lc 1.37
[9] Lc 1.38
[10] Mq 7.18-19
[11] Jo 14.27

Nenhum comentário: