segunda-feira, 22 de março de 2010

O COMANDO DA FÉ

Nm 14.1-12
_ "Se eu fosse desejar alguma coisa, não desejaria a fortuna ou o poder, mas sim um sentido apaixonado pelo potencial – o olho que, sempre jovem, vê o possível. O prazer desaponta; a possibilidade, jamais" (Soren Kikergaard – Seleções, 04/ 97, p.101).
_ "...Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível... Se podes! – Tudo é possível ao que crê" (Mc 10.27; 9.23).

Josué e Calebe não apenas haviam estado na TERRA DA PROMESSA DE DEUS, mas haviam estado com o DEUS DA PROMESSA DA TERRA, o Senhor de toda a terra! Foi com esta certeza, convicção de fé, que eles procuraram exortar o povo no sentido de prosseguirem confiando no Senhor:

a) – Subamos animosamente: Nm 13.30.
Para Josué e Calebe não haveria nem morte no deserto, nem retorno frustrado à escravidão do Egito. O desafio era para confiarem no Senhor, crendo nas Suas provisões e promessas... Paulo, apóstolo, usa mais tarde essa mesma confiança estimulante, em meio às circunstâncias desalentadoras, quando discorre sobre os sofrimentos do cristão: II Co 5.2,4-9.

b) – Tomemos posse!
Era o grito de alerta: AVANCEMOS! A proposta de Josué e Calebe era para que eles transformassem as dificuldades em POSSIBILIDADES. Que não vissem as dificuldades como impedimento, impossibilidades, mas como um desafio à luta e a vitória vibrante. Precisamos exercer essa atitude corajosa, destemida e confiante, demonstradas por aqueles jovens valorosos.

c) – Podemos prevalecer contra ela!
_ "As portas do inferno não prevalecerão contra... (Mt 16.18). E ainda: "Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento... Com ele está a força e a sabedoria; são dele o enganado e o enganador... Das trevas descobre coisas profundas, e traz para a luz a sombra da morte... Tira o entendimento aos chefes do povo da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho... Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Jó, 12.13,16,22,24; Rm 8.37).

Com Deus somos a maioria! Ainda que pequenos, ou poucos, com Deus, e por Deus, não somos gafanhotos diante de um mundo que se agiganta na maldade, na violência e na incredulidade. Com Deus nos AGIGANTAMOS! Com Deus podemos fazer a diferença, num mundo indiferente: Sl 8.3-6.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: