terça-feira, 30 de março de 2010

SORRIA, JESUS O AMA!

Quem é escritor ou pregador sabe que frequentemente as mensagens que proferimos ou escrevemos refletem aquilo que na realidade sentimos, nossas próprias necessidades e anseios. Como se estivéssemos pregando ou escrevendo para nós mesmos: uma exortação, uma correção, um auto encorajamento ou auto ajuda. É dessa forma que gostaria de pensar no texto de Filipenses 4.4-7; porém, aplicando-o às nossas necessidades pessoais. Assim, convido-o (a) a refletir comigo, colocando seu nome no lugar em que está o de Paulo.

Considerando o contexto em que essa carta foi escrita – quando o apóstolo Paulo estava encarcerado em Roma, distante da maioria das pessoas amadas – podemos entender que Paulo, antes de tudo, falava consigo mesmo: SORRIA, JESUS TE AMA!
Mas Paulo não era o tipo de pregador, ou escritor, que usa palavras vagas, sem embasamento adequado como o que dizem os atuais escritores de autoajuda. Tudo o que diz é sustentado por um sólido conteúdo doutrinário.

Primeiramente ele diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (v.4). É como dissesse para si mesmo: Paulo, você está sentindo-se abandonado por grande parte das pessoas, parentes e amigos, sentindo-se triste e decepcionado com Deus por causa disto que está lhe acontecendo. Está abrigando mágoa em seu coração devido ao fato de estar preso injustamente... Mas atente para o fato de que você não está sozinho, o Senhor não esqueceu de você. Alegre-se, portanto, com Ele e nEle! Lembre-se de que você tem um Senhor que sabe o que é padecer. Outra vez lhe digo: Alegre-se, pare de olhar para as circunstâncias e considere que você está no centro da vontade do Pai! Não olhe para as coisas visíveis ao seu redor, mas considere o poder invisível disponível nas mãos de Deus. Pense no sobrenatural que o mundo não conhece e não entende. Você é amado de Deus, alegre-se com isso!

Em segundo lugar ele diz: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (v.5). “Paulo, modere-se; refreie suas palavras e atitudes! Controle seu temperamento explosivo e agressivo; mantenha sua postura ética equilibrada: “não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21). Enfim, continue “firme e inabalável, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (I Co 15.58).

Portanto, não perca a compostura, e o equilíbrio emocional, porque o Senhor está perto de você! Não esqueça disto, você está sob controle e proteção. O Senhor está perto, sempre atento tanto para o que você sofre, suavizando sua alma, como, também, está atento às suas atitudes. Procure agir de tal forma que em tudo o nome de Jesus seja exaltado e glorificado em todas as circunstâncias de sua vida. Pense nisto: Você não está só, desguarnecido e desamparado. O Senhor Todo Poderoso está ao seu lado, enxugando suas lágrimas e recebendo a sua adoração, sempre. Portanto, mantenha o equilíbrio, sua moderação, e continue se alegrando nEle, porque somente Ele é digno de toda confiança. É claro que as pessoas ao seu redor vão pensar que você está ficando doido, alegrando-se e sorrindo em tais circunstâncias. É provável que alguns digam que você está apenas sublimando seus sofrimentos através de uma fuga da realidade. Mas não ligue pra eles, não se preocupe com as opiniões alheias. Firme-se nessa certeza: O Senhor está perto, cuidando de você com ternura e santo amor. Ele o conhece melhor do que você mesmo e sabe como e qual o melhor para você. Ainda que doa, mantenha-se firme e constante, não desanime!

Em terceiro lugar: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ação de graças” (v.6). Paulo, não fique antecipando mais sofrimentos, isto não resolve a situação e ainda acrescenta mais dores à sua alma. Não fique pensando no que possa acontecer, isso só faz você se consumir em mais tristezas e amargura. Não esteja inquieto, impaciente, por coisa alguma! Não deixe que a ansiedade tome conta de seu coração, porque isto não ajuda em nada, não acrescenta qualquer benefício à sua vida. Em vez disso, aproveite seu tempo para falar diretamente com o Senhor tudo quanto o angustia, todas as suas petições, temores, dores, decepções e mágoas.

Fale com Deus o que mais o aflige. Converse com Ele fracamente; não esqueça que Ele está perto de você, sempre; consequentemente, está ouvindo-o melhor do que ninguém. Aproveite este tempo precioso para desenvolver sua conversação e intimidade com Deus. Agradeça a Ele por lhe conceder esta magnífica oportunidade de falar-Lhe de forma tão íntima e pessoal e pelo fato de poder reproduzir essa conversa com outras pessoas que estarão precisando muito de consolação, tanto quanto você. Agradeça-Lhe e alegre-se pela honra de “ser considerado digno de sofrer afrontas por esse Nome”[1], e, mais ainda, pelo privilégio de tratá-Lo de Aba-Pai. Enquanto você estiver falando com Ele, não haverá espaço em seu coração para abrigar murmurações e ansiedade. Sua alma se alegrará pelo fato de estar em plena comunhão com o Sobrenatural. Portanto, vença a ansiedade através da oração!

Finalmente, ele completa: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (v.7). Ou seja, se você seguir os passos anteriores com fé e determinação, você vai experimentar algo que extrapola a compreensão humana. A paz de Deus, paz que procede do trono de celestial guardará a sua vida, todo o seu interior. Algo que nem remédios humanos, nem terapeutas, psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas podem lhe proporcionar; ainda que sejam os profissionais mais honestos e capacitados do mundo. Essa paz é proveniente unicamente de Deus, excede o entendimento humano porque ninguém pode explicá-la suficientemente. Apenas podemos recebê-la pela fé. Não há explicação humana plausível para a paz que domina o coração do crente. E essa paz vai guardar, proteger, curar e alegrar o seu coração, por meio de Cristo unicamente. Pense nisto, respire fundo, levante a cabeça, enxugue as lágrimas e sorria! Pense na cruz do Calvário e no sacrifício do Filho de Deus em seu favor. Será que suas dores físicas e da alma se comparam às dEle? É claro que não. Então, pare de resmungar, se lamentar ou murmurar – você é amado do Pai, salvo pela graça de Cristo Jesus, mediante o Seu sangue derramado na cruz. Portanto, alegre-se! Sorria, Jesus o ama! Aleluia!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] At.5.41

Nenhum comentário: