sábado, 17 de abril de 2010

DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER E VENCER!

“O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29.11).

O salmista fala aqui a respeito do Reino de Deus, ou da ação do poder de Deus na vida de Seu povo. Ele nos faz confiar no Deus que nos mantém, o Deus que nos sustenta, nos fortalece e nos traz a verdadeira paz. Ele nos encoraja a fim de que tenhamos ânimo diante das circunstancias adversas, desalentadoras, para que possamos nos lembrar que não estamos sozinhos, temos a companhia constante daquele que nos fortalece.

Mas não somos fortalecidos para subjugar os outros e agirmos com prepotência e arrogância com aqueles que julgamos inferiores ou menos religiosos do que nós. O mundo vai de mal a pior, e a nossa participação nele é de nos colocarmos “na brecha”, como sal da terra e luz do mundo. Ou seja, somos menos do que nada, porém, pela graça de Cristo participamos na transformação de vidas, para a glória de Deus. Mas não somos nós que mudamos as pessoas, nem mesmo elas podem, por vontade própria, mudarem a si mesmas: “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal” ([1]).

É Deus quem nos dá força para viver e vencer, como contou o Pr. Malcolm Smith. Ele estava pregando nas Filipinas. Em uma das reuniões, foi dada a oportunidade a um pastor local para dar seu testemunho. Ele disse que foi preso pelos comunistas e colocado para cavar sua própria cova. A princípio ficou decepcionado e irritado com sua situação, afinal, estava pregando o evangelho de Cristo. Sentia-se desamparado por Deus e um tanto revoltado em pensar que morreria ainda tão jovem, deixando seus filhos pequenos.

De repente, porém, começou a sentir a possibilidade de chegar ao céu e começar a desfrutar das bênçãos celestiais. E isso o fez sentir pressa para chegar lá. Começou, então, a cantar alegremente em voz alta, exaltando a Deus enquanto pensava: “Eu estarei com Jesus antes da meia noite! Mande-me para Jesus logo, eu quero ver Jesus já!” Quando terminou e olhou ao lado, não viu mais os guardas que o prenderam. Só havia um comunista lá, de joelhos, chorando e orando também. Deus lhe concedera forças para enfrentar aqueles perigos e afrontas, sem desfalecer e sem negar o nome de Jesus.

À noite, em sua cama, o Pr. Malcolm refletia naquele vibrante testemunho de um pastor humilde, quando um pensamento assustador tomou conta de sua mente: “E se os comunistas me pegarem também e colocarem uma pá na minha mão?” Então, se viu apelando aos comunistas: “Eu vou ser comunista também... Eu me junto a vocês!...” Sentia-se envergonhado, porque não estava pronto para morrer por Jesus. Então o Espírito Santo lhe disse: “Esta noite, nesta cama, você não tem a graça para morrer. Você só tem graça para ser o convidado especial... Você tem força para fazer o que está à sua frente!”

Não há como fugir da luta, se omitir, ou fingir que somos imunes, ou que estamos isentos dessa situação. Não nos compete ficarmos nos lamuriando e nos alarmando com a situação. Nossa missão não é fugir da situação, fugir do “incêndio”. E, nem mesmo, fugir da “fumaça” (causa ou efeito do incêndio). Nossa missão, enquanto servos de Jesus Cristo, não se restringe à função de ARAUTOS – aqueles que dão o alarme e anunciam o perigo à vista. Mas, sim, ao cuidado com os feridos, estropiados e mutilados pelo pecado.

Não é fácil suportar tais aflições, porém, ainda assim, o Senhor, através de Sua Palavra apresenta-nos o consolo para os Seus filhos:

_ “Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué... e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” ([2]).
As ênfases do texto são patentes e marcantes:

_ Sê forte (2 vezes). Até aí, achamos que o texto só se aplica aos seus destinatários de origem, Zorobabel e Josué. Porém, o texto continua: “e tu, todo o povo da terra, sê forte” – v.4.
“Trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos”

Diariamente, milhares de homens, aposentados ou desempregados, perambulam pelas ruas sem terem o que fazer. Outros se agrupam nas rodinhas de jogos de dominó, cartas, palito, etc. É a futilidade no uso do precioso tempo de vida que Deus nos dá. O servo de Deus, no entanto, é encorajado a aproveitar melhor o seu tempo livre, trabalhando. Seja através do serviço prestado à comunidade, seja na escola de seu bairro, asilo, orfanato, hospital, etc.

A Bíblia nos apresenta um remédio infalível para o desânimo e abatimento: trabalho. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?... Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras” ([3]).

Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina: DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER E VENCER!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Jr 13.23
[2] Ageu 2.4
[3] Pv 24.10-12; Rm 2.5-6

Nenhum comentário: