sábado, 24 de abril de 2010

OLHANDO PARA TRÁS

_ “E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam” (Mc 4.36).

Se Jesus está conosco, estamos sendo seguidos por muitos; não podemos decepcioná-los. E, certamente, o Senhor não permitirá que pereçamos, pois também nós estamos aprendendo com Ele. Mas não podemos nos esquecer de que as pessoas estão olhando para nós. Somos observados por aqueles que caminham conosco, nossos cônjuges, filhos, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Todos estão atentos às nossas reações diante dos conflitos da vida; querem saber a “razão da nossa esperança”. E, muitas vezes, nossas atitudes e reações são determinantes para centenas de pessoas. Observe os dois exemplos a seguir, um positivo e outro negativo:

_ “Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus” (2Rs 4.8-9).

Sempre que leio esse texto fico imaginando qual teria sido a postura ética, moral, de Eliseu, e como isto poderia ser praticado hoje. Qual deveria seria a nossa maneira de viver em comunidade de tal maneira que as pessoas, mesmo sem palavras ou discursos, possam ver Cristo em nós.

Na verdade, o que o texto nos dá a entender é isto. A mulher observava as atitudes, a maneira de agir, de se comunicar; enfim, a maneira de viver do profeta de Deus. Isto é pregar o evangelho com a vida. É viver na prática diária, íntima e socialmente, os conceitos, doutrinas, ou teorias, proferidos com os lábios publicamente. É ser transparente. Aliás, quer queiramos ou não, somos sempre transparentes em nossas ações. Deixamos transparecer através de nossas atitudes práticas aquilo que realmente cremos ou pensamos.

Com Deus não se brinca: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.7-8).

Mas você pode estar se perguntando: E o que eu tenho a ver com isso? A Bíblia responde:
_ “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).
_ “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (2 Co 10.11-12).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: