sábado, 10 de abril de 2010

A GRANDE OBRA DE NEEMIAS

“Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer” (Neemias 6.3)

– Estas foram palavras de Neemias, o grande líder do povo de Deus no passado, aos seus inimigos Sambalá, Gesém e Tobias. Neemias com a ajuda de muitos auxiliares e sob circunstâncias difíceis, havia reconstruído o muro de Jerusalém, faltando apenas colocar as portas nos portais.

Naquela grande obra houve de tudo: zombaria dos inimigos, conspiração, calúnia, traição. Mas Neemias não temia a nada e dizia: “Mas nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guardas contra eles, de dia e de noite” (Nee. 4.9). Numa última investida, tentando destruir a obra, Sambalá e Gesém mandaram um recado a Neemias: “Vem, encontremo-nos nas aldeias no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal”, diz Neemias.

O homem de Deus percebeu logo a cilada e não desceu, não lhes deu confiança, pois tinha convicção de que a obra que fazia era de Deus, não de homens. O povo de tal maneira colocou o coração na obra, que o muro ficou inteiramente pronto no final de cinqüenta e dois dias, menos de dois meses.

Quando é Deus que comanda, as coisas saem eficientes e até rápidas, muitas vezes. Mas uma expressão de Neemias neste texto, nos deixa a refletir: “Não posso descer, porque estou fazendo uma grande obra”. Sempre haverá inimigos a nos impedir que façamos a boa obra. Que desçamos e que desistamos. Mas o desafio é continuar, nunca descer, nunca ceder. Veja, agora, o Senhor Jesus na cruz, recebendo a zombaria de todos. Escribas e sacerdotes dele zombavam e diziam: “Desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos...”. Mas Jesus não desceu, porque estava fazendo a grande obra que redundaria em nossa salvação. E daí a pouco havia de dizer: “Está consumado”, isto é, a obra que vim realizar está pronta, o plano da salvação do mundo está diante de todos. Neemias e Jesus não desceram, para que nós todos que amamos a Jesus, possamos prosseguir firmes, altaneiros, jamais descendo.

Pr.Enéas-

Nenhum comentário: