domingo, 11 de abril de 2010

NÃO CHORES!

Ficamos tristes e confusos diante dos males com os quais nos deparamos diariamente: desonestidade, corrupção, crimes e catástrofes de grandes proporções. Ficamos perplexos como João diante da visão celestial do livro selado com sete selos, sem que ninguém fosse achado digno de abrir o livro e desvendar os seus mistérios: “E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (Ap 5.4).

João teve o privilégio de presenciar, através de uma visão celestial, os acontecimentos presentes, passados e futuros. Mas, sentia-se incapaz de decifrar todos os fatos misteriosos que estava presenciando através de uma visão. Seu desejo, naturalmente, como também nós desejamos, era ter uma compreensão nítida de todos os fatos para, então, transmitir aos seus queridos irmãos que também passavam por tribulações. Sendo ele consolado, estaria capacitado a consolar aqueles que também ansiavam pela consolação do Senhor. João chorava porque ninguém era digno de abrir o livro e desatar os selos. Até que chegou-lhe a consolação do Senhor: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (Ap 5.5 b). A partir daí, os mistérios foram sendo desvendados através dos fatos narrados para os cristãos da Ásia Menor, e para nós, os que cremos; a fim de que também possamos compreender alguns os fatos atuais e sermos consolados em nossas tribulações.

João estava chorando, e recebeu a consolação do Senhor: “Não chores!” Se você está chorando diante das crises deste mundo, ouça também o divino consolo: Não chores, olha para Jesus, e Ele enxugará as tuas lágrimas!

Pr. Patrick J. Campbell proferiu um excelente sermão sobre a soberania de Deus no sofrimento do Jó, e com o seguinte tema: “Que motivos você tem para adorar e servir ao Deus vivo?” Tomo a liberdade de apresentar aqui o resumo do mesmo para a nossa edificação:
_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder todas as suas posses materiais?
_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder os seus filhos?

_ “Você está disposto a adorar e servir ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, se perder sua saúde? Não existe qualquer referência bíblica onde Deus nos garanta plena saúde. Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo.

_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, quando perder seus amigos? Leiam sobre os amigos de Jó. Quem tem amigos assim, não precisa de inimigos!...
_ “Você adorará e servirá ao Deus vivo, que é revelado em Jesus Cristo, mesmo quando Deus fica em silêncio?”

Finalmente, Patrick apresenta algumas importantes lições sobre o assunto:
1a – Servir a Cristo não é garantia de que você não sofrerá.
2a – Nossa fé será posta à prova no sofrimento.

3a – Satanás pode estar por traz de muitos dos nossos sofrimentos.
4a – Cuidado com as respostas teológicas simplistas.

5a – Não acuse a Deus em suas provações. Cuide de suas emoções: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:9).
6a – Cuidado com o conselho de seus amigos quando sofrer.

7a – Lembre-se que não importa quão escura a situação, Deus ainda é soberano. As nuvens que tanto tememos ainda estão cheias de misericórdia (Lm 3:21-26).
8a – Lembre-se que através de seus sofrimentos você pode experimentar um crescimento especial (Jó 42.1-4). Nossa vida é pela fé.

9a – Não importa quão difícil a provação, Deus é digno de ser adorado, amado e honrado: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8:18).

10a – Lembre-se, nosso Deus é cheio de misericórdia (Tg 5:10-11). Se nós servimos a Cristo por algum motivo qualquer que não seja por Ele mesmo, estamos arrumando encrenca.

Graças a Deus por aqueles que servem ao Senhor porque Ele é digno. Um homem pecaminoso nunca tem direito de exigir explicações de Deus: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29). Quando as tempestades das provações vêem, temos que adorar ao Senhor!”.

_ “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (Jó 19:25-27).

_ “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.5-6).
Que o Senhor, para tanto, nos ajude e nos abençoe. Amém!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: